SÃO LUÍS - O Projeto de Lei nº 262/22, de autoria do vereador Ribeiro Neto (Mais Brasil), institui o Programa Passe Livre Estudantil, que tem por objetivo assegurar transporte público gratuito aos estudantes de baixa renda matriculados em instituições regulares de ensino fundamental e médio, bem como em universidades, em São Luís.
A matéria prevê um limite de até duas passagens diárias para cada estudante, que deverá ter frequência escolar comprovada. Pelo projeto de lei, para obter gratuidade do programa, o estudante deverá comprovar renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa.
“Nosso objetivo com esse projeto é garantir a mobilidade de estudantes para que eles tenham acesso à educação, sem o impeditivo financeiro de arcar com a passagem de ônibus. Isso deverá garantir mais assiduidade escolar, além de aliviar as finanças das famílias”, afirmou Ribeiro Neto.
Leia também: AL aprecia vetos a leis contra banheiros unissex e placas sobre discriminação sexual no MA
Continua após a publicidade..
Pelo projeto, os estudantes que quiserem ter acesso ao benefício deverão realizar o requerimento junto à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT), em formulário próprio, que deverá ser preenchido e acompanhado dos documentos indispensáveis à análise do pedido.
A proposta prevê ainda que o prazo de validade da carteira de passe livre do Programa será fixado em decreto do Executivo, não podendo ultrapassar o período de até um ano para estudantes de ensino fundamental e médio e até um semestre para estudantes universitários.
O projeto de lei será apreciado pelas comissões técnicas da Casa antes de ir ao Plenário.
Saiba Mais
- Câmara aprova gratuidade de ônibus para policiais militares
- Suplente de Umbelino Júnior toma posse na Câmara
- Vereadores querem melhorias na iluminação pública de bairros da capital
- Vereador propõe direito de acompanhantes durante exames em SL
- Câmara de Vereadores retoma atividades regulares nesta terça (29)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias