Sítio Santa Eulália

Vereadores aprovam PL de construção de nova sede da Câmara em São Luís

Projeto de Lei foi aprovado pelo Plenário nesta quarta-feira; Paulo Victor assegura apoio do Governo na construção de empreendimento.

Ipolítica, com informações da Câmara

Câmara Municipal de São Luís terá nova sede (Fabricio Cunha)

SÃO LUÍS - O Plenário da Câmara Municipal de São Luís aprovou na manhã desta quarta-feira, em regime de urgência, o Projeto de Lei n.º 254/22, de autoria do Executivo, que define às coordenadas do Sítio Santa Eulália, área de uso sustentável localizada entre as avenidas Carlos Cunha e Via Expressa.

O texto inclui uma emenda apresentada pelo vereador Astro de Ogum (PCdoB) que define parte do espaço como área destinada para a construção da nova sede da Câmara de Vereadores da capital. Uma outra emenda, de autoria de Nato Júnior (PDT), estendeu o tamanho inicial da nova sede de um hectare e meio para três.

A expectativa é de que as obras para a construção da nova sede da Câmara - que há alguns anos chegou a ser sugerida para a área do Centro de São Luís, próximo ao Convento das Mercês -, inicie nos próximos meses.

O presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PCdoB), informou durante a sessão que o governador Carlos Brandão (PSB) se comprometeu com a construção da nova sede da Câmara de São Luís.

Leia também: Câmara de São Luís define comissões para o biênio 2023/2024

Ele disse que o ato representa o fortalecimento da Câmara e destacou a relação de harmonia com os demais Poderes.

O primeiro vice-presidente, vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) destacou a aprovação da matéria. 

“Gostaria de dizer com alegria que este é um resgate da figura do vereador de São Luís, eu que sempre disse que somos a quarta dimensão política do estado do Maranhão e que não tinha quaisquer visibilidade, por isso, gostaria de agradecer ao governador e ao protagonismo do nosso presidente”, disse.

Histórico

Já o vereador Aldir Júnior (PL) classificou a sessão como histórica. “Todos os que compõem o parlamento sabem o quanto nos entristece não ter uma sede própria. Com mais de 400 anos, a quarta Câmara mais antiga, e nunca tivemos mais do que uma sede provisória. Só temos a agradecer ao presidente desta Casa, ao vereador Astro e Pavão Filho que nos trouxe a perspectiva histórica desta situação”, pontuou.

A expectativa com a aprovação é que além da Câmara, o Tribunal de Justiça do Maranhão ganhe sede própria no perímetro. “A sede do Tribunal de Justiça não é só para os desembargadores, assim como a Câmara não é apenas dos vereadores, temos os assessores, imprensa e, principalmente, a população”, finalizou Raimundo Penha (PDT).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.