Painel Estatístico da Antaq

Terminal de Ponta da Madeira se destaca em movimentação de cargas nos país

Porto privativo da Vale movimentou 26 milhões de toneladas no primeiro bimestre de 2022.

Imirante.com

Minério de ferro, commoditie em que se destaca a Vale, é uma das cargas mais movimentadas (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Terminal de Ponta da Madeira, porto privativo da Vale, localizado em São Luís, foi a instalação que mais movimentou nos primeiros dois meses do ano, totalizando 26 milhões de toneladas, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Em segundo lugar, apareceu o Porto de Santos (SP), que movimentou 17,9 milhões de toneladas, crescimento de 14,2%. Na terceira posição, ficou o Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (RJ), com 11 milhões de toneladas movimentadas (- 0,1%). 

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, segundo o Painel Estatístico da Antaq, o setor portuário nacional (portos públicos e terminais autorizados) movimentou 179,8 milhões de toneladas. O número representa crescimento de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado. 

De acordo com as estatísticas, os terminais privados movimentaram 120,1 milhões de toneladas em janeiro e fevereiro, queda de 1% em relação ao mesmo período do ano passado. Os portos públicos movimentaram 59,6 milhões de toneladas, aumento de 8%.

O minério de ferro, commoditie em que se destaca a Vale, foi a carga mais movimentada nesse início de ano. Em janeiro e fevereiro, movimentaram-se 49,4 milhões de toneladas: recuo de 8%. Soja, trigo e adubos (fertilizantes) cresceram 55,8%, 29,1% e 27,8%, respectivamente.

A navegação de longo curso movimentou 122 milhões de toneladas no primeiro bimestre de 2022, crescimento de 3,2% em comparação com igual período de 2021. A cabotagem movimentou 46,3 milhões de toneladas, recuo de 3,4%. Já a navegação interior cresceu 10,2%, com 11 milhões de toneladas em janeiro e fevereiro acumulados. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.