SÃO LUÍS - O Terminal de Ponta da Madeira, porto privativo da Vale, localizado em São Luís, foi a instalação que mais movimentou nos primeiros dois meses do ano, totalizando 26 milhões de toneladas, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Em segundo lugar, apareceu o Porto de Santos (SP), que movimentou 17,9 milhões de toneladas, crescimento de 14,2%. Na terceira posição, ficou o Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (RJ), com 11 milhões de toneladas movimentadas (- 0,1%).
Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, segundo o Painel Estatístico da Antaq, o setor portuário nacional (portos públicos e terminais autorizados) movimentou 179,8 milhões de toneladas. O número representa crescimento de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Continua após a publicidade..
De acordo com as estatísticas, os terminais privados movimentaram 120,1 milhões de toneladas em janeiro e fevereiro, queda de 1% em relação ao mesmo período do ano passado. Os portos públicos movimentaram 59,6 milhões de toneladas, aumento de 8%.
O minério de ferro, commoditie em que se destaca a Vale, foi a carga mais movimentada nesse início de ano. Em janeiro e fevereiro, movimentaram-se 49,4 milhões de toneladas: recuo de 8%. Soja, trigo e adubos (fertilizantes) cresceram 55,8%, 29,1% e 27,8%, respectivamente.
A navegação de longo curso movimentou 122 milhões de toneladas no primeiro bimestre de 2022, crescimento de 3,2% em comparação com igual período de 2021. A cabotagem movimentou 46,3 milhões de toneladas, recuo de 3,4%. Já a navegação interior cresceu 10,2%, com 11 milhões de toneladas em janeiro e fevereiro acumulados.
Saiba Mais
- Terminal de Ponta da Madeira é destaque em movimentação de carga
- Ponta da Madeira recebe primeiro navio mineraleiro do mundo com velas rotativas
- Terminal Marítimo de Ponta da Madeira é líder em movimentação de cargas no Brasil
- Terminal de Ponta da Madeira é o primeiro no país em volume de carga
- Terminal da Ponta da Madeira, no Maranhão, deverá ser o maior do mundo em 2018
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias