Disputa pela presidência da Câmara de São Luís terá candidato único
Vereador Gutemberg Araújo (PSC) vai anunciar na próxima semana que vai desistir de disputar a presidência da Casa após Eduardo Braide liberar base para escolha da nova mesa diretora.
SÃO LUÍS - A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís mudou de rumo. Antes, a disputa tinha dois candidatos: Gutemberg Araújo (PSC) e Paulo Victor (PCdoB). No entanto, a previsão é que a escolha dos novos membros da mesa diretora será por aclamação já que existe um acordo entre os vereadores pela candidatura única do vereador comunista. O anúncio da desistência de Gutemberg ocorrerá na segunda-feira, 28.
No início deste ano, dois grupos na Câmara Municipal de São Luís anunciaram os pretendentes a presidente da Casa. Um da base aliada do prefeito Eduardo Braide (Podemos) e outro ligado ao Palácio dos Leões por meio do vice-governador Carlos Brandão (PSB).
O grupo governista lançou Gutemberg Araújo (que recebeu apoio aberto do prefeito da capital) e Brandão apoia Paulo Victor. Nas contas, Gutemberg apresentou 13 votos e Paulo Victor, 18 apoiadores. Meses depois, o comunista conseguiu mais dois aliados ficando com a vitória vista como consolidada.
Agora, faltando menos de um mês para a disputa interna, Eduardo Braide deixou seus aliados livres para votar em qualquer um dos dois candidatos. A decisão foi tomada para evitar a derrota do Executivo no Poder Legislativo. Mas como desfavorecia o vereador do PSC, este e seus aliados se reuniram com o grupo de Paulo Victor e decidiram retirar a candidatura e deixar a eleição da mesa diretora da Câmara somente com uma chapa concorrendo.
Continua após a publicidade..
O acordo prevê que o vereador Gutemberg Araújo vá à tribuna da Casa para anunciar a desistência e declarar apoio a Paulo Victor na próxima segunda-feira, 28.
Recorrente
Este não é o primeiro episódio de desistência de candidatura próximo à disputa pela presidência da Câmara Municipal de São Luís. Astro de Ogum (PCdoB) já conseguiu candidatura única na eleição interna. Na última escolha para os membros da mesa diretora, também houve desistência e o atual presidente, Osmar Filho (PDT) foi candidato único a presidente da Casa.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias