SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), tem reunião marcada, nesta segunda-feira (31), com presidentes dos partidos que compõem sua base aliada para uma decisão final sobre qual será o projeto de candidatura oficial do Palácio dos Leões na disputa pelo Governo do Estado na eleição deste ano.
Chegaram com pré-candidaturas mantidas a este momento decisivo o vice-governador do Estado, Carlos Brandão (PSDB), o senador Weverton Rocha (PDT), e o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo (SD).
Dino já declarou que sua preferência pessoal é pela pré-candidatura de Brandão, no que já foi acompanhado pelo PCdoB, pelo Cidadania e outros três partidos da base, além da maioria da bancada governista de deputados federais e estaduais.
Mesmo assim, Weverton diz que não recua da pré-candidatura, e tem dado sinais de que manterá o projeto mesmo sem o apoio do governador.
Simplício também declarou, na semana passada, que não depende de vários partidos, mas de apenas um, para ser candidato.
Fatos novos - A reunião desta segunda-feira ocorre em meio a uma série de fatos novos ocorridos desde novembro - data do último encontro da base.
Continua após a publicidade..
Brandão e Weverton seguem disputando o apoio formal do PT e do ex-presidente Lula, o que não é novidade. Mas, nos últimos dias, ganhou força a tese de que o petista pode ter palanque duplo no Maranhão. Assim, ele estaria com os dois pré-candidatos, sem precisar fechar questão com apenas um.
A teoria ficou ainda mais forte depois de o ex-presidente receber em São Paulo, em encontros distintos, tanto o governador Flávio Dino, quanto o senador pedetista.
O vice-governador também ampliou conversas nas últimas semanas com o PSB, partido para o qual deve migrar pelas mãos de Flávio Dino.
Na gestão estadual, ganhou destaque a saída, na semana passada, do deputado estadual Márcio Honaiser (PDT) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). O movimento foi visto como um indício de rompimento do grupo de Weverton Rocha com o governo.
A reunião entre os aliados governistas deve ocorrer no Palácio dos Leões.
Saiba Mais
- Weverton surge em agenda com Carlos Brandão após derrota em 2022
- TRE rejeita ação de Weverton Rocha para cassar mandato de Carlos Brandão
- TRE/MA forma maioria e mantém mandato de Neto Evangelista
- TRE-MA tem mais um voto contra cassação de Neto Evangelista
- TSE retoma julgamento de Jair Bolsonaro por abuso de poder
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias