SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (18) na plenária do último dia da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 15) que o Brasil está disposto a oferecer dinheiro para um fundo internacional de financiamento de medidas de adaptação e redução de emissões nos países pobres. “Se for necessário o Brasil fazer um sacrifício a mais estamos dispostos a participar do financiamento”, disse.
Lula abriu seu discurso, antes do presidente americano Barack Obama também discursar , se dizendo frustrado com os resultados obtidos até agora. O tom de crítica dominou a fala do presidente.
Após participar de uma reunião durante a madrugada com líderes de estado para apresentar um esboço do acordo, Lula disse que há muito tempo não participava de uma reunião como essa. "Submeter chefes de estado a determinadas discussões como nos fizemos ontem, há muito tempo não assistia”
Lula lembrou que os compromissos de combate às mudanças climáticas devem ser compartilhados por todos os países, mas o passado de emissões de gases causadores do efeito estufa dos países industrializados não pode ser esquecido. "Quando pensarmos no dinheiro, não pensemos que estamos fazendo um favor, que estamos dando uma esmola. Porque o dinheiro que vai ser colocado na mesa é o pagamento das emisssões de gases de feito estufa de dois séculos de quem teve o privilegio de se industrializar primeiro", disse.
Continua após a publicidade..
"Adoraria sair com o documento mais perfeito do mundo. Mas se não conseguimos fazer até agora esse documento, não sei se algum sábio ou anjo descerá nesse plenário e conseguirá colocar na nossa cabeça a inteligência que nos faltou até agora", disse o presidente.
Assita ao discurso do presidente Lula na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas:
Saiba Mais
- Prazo para assinar acordo de Copenhague é 'flexível', diz ONU
- Lula critica EUA sobre corte na emissão de gases
- Marina Silva critica posicionamento do Brasil durante conferência do clima
- Cúpula de Copenhague acaba com texto mínimo, e ainda assim sem unanimidade
- Preservação do Protocolo de Kyoto é necessária, diz Lula
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias