BRASÍLIA - Passa a vigorar a partir de hoje (2) a lei que institui o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, a ser comemorado em 30 de junho. A publicação saiu no Diário Oficial da União.
O folguedo sintetiza a história do brasileiro na época do Ciclo de Gado no século XVIII. A festa enfoca as relações sociais entre escravos, índios e senhores da casa grande. A lei foi proposta pelo deputado maranhense Carlos Brandão (PSDB/MA) e teve como relator o deputado Pinto Itamaraty (PSDB/MA).
O Bumba Meu Boi é representado de acordo com as peculiaridades de cada lugar, mas sem desrespeitar a lenda que o originou, que consiste na ressuscitação de um boi que não deveria ter morrido. No Maranhão, a festa é promovida no meio do ano, durante as homenagens a São João e a São Pedro.
Saiba Mais
- Grupos de Bumba Meu Boi do Maranhão se apresentam no Rio de Janeiro
- Bumba Meu Boi da Floresta lança documentário sobre a superação da pandemia
- Morte do boi de Cabaceiras ocorre neste fim de semana em São José de Ribamar
- Baixada ganha projeto Raízes do Bumba-Meu-Boi
- 3º Concurso de Toadas em sotaques da Baixada e Costa de Mão ocorre no dia 29 de julho em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias