SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Uma investigação da Polícia Federal que apura um esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral, por meio da apresentação de documentos falsos, foi realizada na manhã desta quarta-feira (17). Um candidato a vereador da eleição passada foi preso.
Segundo apuração da PF, o alvo dos mandados de prisão e de busca e apreensão é o principal responsável por recrutar eleitores e acompanhá-los ao cartório eleitoral para realizar a solicitação de mudança de domicílio eleitoral, mediante apresentação dos documentos falsos, suspeitando-se que ele seja, também, o responsável pela falsificação dos documentos.
Assim, a operação Falsum Sit Home cumpriu as duas medidas judiciais expedidas pela 47ª Zona Eleitoral de São José de Ribamar.
Continua após a publicidade..
Até o momento, foram identificados 16 eleitores que transferiram, com auxílio do investigado, por esse esquema de fraudes, seu domicílio eleitoral para São José de Ribamar. A investigação da PF aponta que há possível interesse na manipulação do resultado do pleito vindouro.
As ações de hoje, concentradas no município de Paço do Lumiar, visam assegurar a regularidade do cadastro eleitoral e do pleito que se aproxima, bem como evitar prejuízos à soberania popular. O objetivo é combater crimes típicos do período pré-eleitoral.
Saiba Mais
- Quadrilha usava documentos falsos para abrir contas e obter valores indevidos
- Operação mira esquema que envolvia mergulhadores em tráfico de drogas por meio de portos brasileiros
- PF mira esquema de pirâmide financeira no RN e cumpre mandado em São Luís
- Polícia Federal investiga grupo que movimentou R$ 1,4 bi com cigarros falsificados
- Polícia Federal intervém para garantir acesso a seções eleitorais em aldeia indígena
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias