JUNCO DO MARANHÃO - Junco do Maranhão está entre as 30 cidades mais violentas do país, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que divulgou nesta terça-feira (28) os dados do Anuário com base nos casos registrados entre os anos 2019 e 2021. O estudo elaborou um ranking tendo como referência o índice de mortes a cada 100 mil habitantes.
Leia também em:
Empresário é executado a tiros no município de Junco do Maranhão
Bando rouba R$ 85 mil de prefeito de Junco do Maranhão
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública levou em consideração três anos, entre 2019 e 2021, já que as mortes violentas registradas em apenas um ano seriam insuficientes para indicar o fenômeno em cidades de pequeno porte.
Ainda segundo o levantamento, dos 30 municípios mais violentos do país, há 19 rurais, oito intermediárias e três urbanas. A cidade cearense São João do Jaguaribe foi considerada como mais a violenta do Brasil e apresentou uma maior taxa de 224, enquanto, Junco do Maranhão ficou em 22º lugar e tendo uma taxa de 107,2.
Continua após a publicidade..
Trabalhador rural
Em Junco do Maranhão, no povoado Vilela, ocorreu a morte dos trabalhadores rurais Reginaldo Alves Barros e Maria da Luz Benício de Sousa, no dia de 18 de junho de 2021. A polícia informou que o casal foi morto a tiros durante uma emboscada.
O filho do casal, de apenas 2 anos de idade, foi encontrado vivo, sobre o corpo da mãe, banhado de sangue. Maria da Luz era dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Junco do Maranhão, que é filiado à Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Maranhão – FETAEMA.
A Polícia Civil realizou a operação Terra Vermelha, no dia 26 de agosto de 2021, nessa cidade e resultou na prisão de dois suspeitos da morte desse casal de trabalhadores rurais. Além das prisões, os policiais apreenderam duas espingardas e três revólveres.
Segundo as investigações da Polícia Civil, os mandantes desse duplo homicídio demandavam as terras junto a um sobrinho por desavenças de herança. Os presos vinham ameaçando matar o sobrinho e os meeiros para que abandonassem as terras. Após o crime, o proprietário do imóvel acabou abandonado sua propriedade.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias