Saúde

Semus notifica 245 casos de dengue em ITZ

O esforço dos agentes de saúde é contínuo, mas o envolvimento da população no combate à doença é considerado baixo.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

IMPERATRIZ - O resultado de uma amostragem realizada no fim do mês de outubro pela Secreatria Municipal de Saúde (Semus) apontou que o índice de infestação do mosquito da dengue em Imperatriz chega a 1,8%. O esforço dos agentes de saúde é contínuo, mas o envolvimento da população no combate à doença é considerado baixo. Só este ano, já foram notificados 245 casos de dengue.

De acordo com a Semus, o número de casos aumenta no período que vai de janeiro a abril por causa das chuvas, mas para evitar a reprodução do mosquito o trabalho de prevenção dos agentes precisa ser realizado o ano inteiro. São mais de 100 agentes na cidade e cada um visita entre 25 e 30 residências por dia.

Continua após a publicidade..

O coordenador do setor de controle de vetores diz que um fator que contribui para o aumento de casos é a falta de acesso às casas, principalmente no Centro. Cerca de 10% das residências ficam fechadas. Nas casas, além dos depósitos de água, toda a área é vistoriada porque os ovos do mosquito sobrevivem sem o contato com água por bastante tempo. Além do trabalho de campo, uma equipe de educação e saúde realiza palestras nas escolas, associações de moradores e empresas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.