IMPERATRIZ - “Não cabe à empresa, a decisão de abrir as comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito, mas sim ao NOS (Operador Nacional do Sistema), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das unidades de geração de energia elétrica do país". O trecho da nota enviada pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), que opera a hidrelétrica de Estreito, agora é motivo de incerteza quanto à duração da temporada de praias em Imperatriz, com a previsão do que pode acontecer nos próximos dias.
A Agência Nacional de Águas estabelece o período de 10 de junho a 20 de agosto como temporada de praias para o rio Tocantins, mas em Imperatriz, a abertura do período de veraneio só foi possível no fim de julho, quando surgiram os bancos de areia.
A prefeitura montou uma estrutura na praia do Cacau e na praia do Meio, e a abertura das comportas da hidrelétrica pode comprometer essa estrutura, além de toda a programação que está sendo realizada, como o Cacau Pop Rock Festival, que teve início no último sábado (17) e prevê a apresentação de mais oito bandas de Imperatriz e São Luís nos próximos dia 24 e 31.
O Superintendente da Defesa Civil disse que vai enviar um ofício à direção do Ceste, nesta quarta-feira (20), solicitando que o aumento da vazão das águas seja programado para depois do dia 8 de setembro. Francisco das Chagas aguarda um novo parecer do consórcio.
Saiba Mais
- "É o Caribe?": cor do mar de São Luís chama atenção de moradores e turistas
- Caminhonete fica presa com maré cheia na Praia do Araçagi e é retirada pelos bombeiros
- Esgoto é despejado na Praia de São Marcos, e placa indica “própria para banho”
- Policial Militar resgata tartaruga presa em rede de pesca na praia da Ponta d'Areia, em São Luís
- Banho de mar é liberado na orla da Grande São Luís após análise técnica
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.