SÃO LUÍS - Quem passou pela orla de São Luís nas últimas semanas percebeu uma mudança incomum na paisagem: o mar apareceu em tons esverdeados, diferentes da coloração tradicional do litoral maranhense. O fenômeno chamou a atenção de moradores e turistas e acabou viralizando nas redes sociais, com registros feitos sem o uso de filtros.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
De acordo com especialistas, a alteração na cor da água está relacionada à falta de chuvas e à redução do volume de água dos rios que deságuam no mar. Com menor aporte fluvial, há uma maior entrada de água oceânica, o que favorece a fotossíntese de microalgas.
Entenda por que o mar de São Luís está diferente
“Nesse período, há uma redução do aporte pluvial, uma entrada maior da água oceânica, que estimula a fotossíntese. Na fotossíntese, as microalgas produzem muita clorofila, que dá essa tonalidade verde aí para a água”, explica o oceanógrafo Antônio Carlos Leal.
A marca registrada da ilha, normalmente, é a água mais escura, em tons amarronzados, característica considerada um sinal de equilíbrio ambiental. Ainda assim, a mudança recente tem encantado quem visita a orla.
“É uma riqueza morar numa cidade litorânea. Essa coloração do mar é um presente”, comentou a pedagoga Paula Buruaga, que aproveitava o fim das férias na orla da capital.
Além de bonita, a água também está própria para banho. O laudo mais recente de balneabilidade, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, aponta que a maioria das praias da região metropolitana de São Luís está liberada.
No entanto, seis pontos exigem atenção, a maioria localizados na Ponta d’Areia e em trechos da Praia de São Marcos. Veja o laudo completo:
Com o mar mais claro, o convite para um mergulho ou apenas para contemplar a paisagem tem se tornado ainda mais irresistível para quem passa pela orla da capital.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.