Poluição

Esgoto é despejado na Praia de São Marcos, e placa indica “própria para banho”

A cena foi registrada, na manhã desta quarta-feira (15), a cerca de 150 metros da Praça do Pescador, na Litorânea.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 15/10/2025 às 11h00

SÃO LUÍS – Um vídeo mostra esgoto sendo despejado na Praia de São Marcos, em São Luís, próximo à Avenida Litorânea. A cena foi registrada, na manhã desta quarta-feira (15), a cerca de 150 metros da Praça do Pescador, onde uma placa indica que o trecho está “próprio para banho”.

Placa indica trecho próprio para banho. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Esgoto revolta e afasta banhistas do local

A situação gerou indignação entre banhistas que frequentam o local. Muitos questionam a qualidade da água e cobram fiscalização das autoridades ambientais.

O flagrante reacende a preocupação com a poluição nas praias da capital, especialmente em pontos que continuam recebendo grande número de visitantes mesmo diante de suspeitas de contaminação. 

O Imirante procurou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que disse, por meio de nota, que vai enviar uma equipe técnica ao local para verificar a situação e que a balneabilidade das praias é atualizada semanalmente. Leia a íntegra:

"A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que o esgoto coletado nas áreas de praias é tratado em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Informa, também, que não há despejo direto de esgoto da Companhia na Praia de São Marcos e que o fluxo de água suja no local é decorrência de ligações clandestinas conectadas de forma irregular na rede de drenagem pluvial.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) ressalta que enviará uma equipe técnica ao local para verificar a ocorrência de possível lançamento de esgoto na praia de São Marcos, nas proximidades da Praça do Pescador e que será solicitado ao Laboratório de Análises Ambientais (LAA) a realização de coletas para análise da qualidade da água no trecho indicado.

Por fim, a Sema esclarece que a sinalização de balneabilidade das praias é atualizada semanalmente, com base nos resultados das cinco últimas coletas, conforme estabelece a Resolução Conama nº 274/00. A depender do resultado mais recente, a placa referente àquele ponto será atualizada".

Poluição preocupa banhistas na área da Litorânea. (Foto: Juvêncio Martins/TV Mirante)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.