Codó

Moradores procuram túmulo milagroso

Confira na reportagem de Acélio Trindade e Cândido Sousa.

TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

CODÓ – Hoje (2), no Dia de Finados, um dos túmulos mais visitados em uma cidade da região dos cocais é também, segundo os moradores, um dos mais milagrosos. Toda essa história começou há muito tempo. Na zona rural de Codó, moradores dizem que o casal morreu por causa de um relacionamento proibido. Hoje o local onde os dois teriam sido sepultados virou uma capela e atrai devotos de todo o Maranhão.

Contam os devotos que o casal cearense de apaixonados fugia do pai da moça, homem rico e contrário ao namoro da bela filha com o futuro genro pobre. Onde hoje existe uma capela, zona rural de Timbiras, os dois teriam sido encontrados pelo carrasco e seu filho. Os jovens foram assassinados a tiros.

"Aí ele (pai) atirou na moça e o rapaz quem matou foi o irmão dela. Aí eles saíram, foram embora. Eles disseram que era para sepultar todos numa cova só e assim fizeram", conta a aposentada Damiana Mendes Monteiro, que ouviu a mesma versão da avó.

Os dois, enterrados na mesma cova, passaram a se chamar "Almas Sozinhas". O mesmo nome foi dado ao povoado que hoje é visitado por pessoas de várias cidades do Maranhão, gente que passou a pedir a intercessão do casal na cura de males do corpo e da alma.

"Vem muita gente de fora, vem de Coroatá, São Luís, Chapadinha, Codó. O povo confia, se não fosse valido ele não vinha não. Os que já fizeram promessa com certeza foram validos", afirmou o lavrador José Ribamar da Silva Santos.

Almas que curam

Na capela, construída por um devoto residente em Codó, existem centenas de símbolos representando partes do corpo curadas (pernas, cabeça, seios, braços).

Denivaldo Silva Lima, agricultor, sentia dores fortes nas pernas. Disse que se a dor passasse ele acenderia cinco maços de vela e esperaria, na capela, todas elas serem consumidas pelas chamas. Conta que está curado.

"Eu num senti mais dor na perna não. De lá pra cá não doeu mais não. Eu nunca fiz promessa pra esses outros santos, São Francisco, nunca fiz promessa. Só pras Almas Sozinhas porque aqui fica perto mesmo, meu caminho é pra cá ( da roça), eu faço a promessa e dá certo", disse o agricultor.

Fé que se renova

O casal apaixonado virou milagreiro dos mais respeitados na região, tanto que mesmo católicos tradicionais como dona Damiana, com a casa cheia de imagens de santos como São Francisco, Cosme e Damião, Santa Lúcia e Joana D’arc, quando precisa de uma ajuda, recorreM às almas sozinhas.

"Eu creio sim, abaixo de Deus eu creio nelas. Já recebi bênçãos e assim é muita gente. Vem gente até de Olho D’água das Cunhas fazer promessa", sustentou.

Esta fé vem se renovando com a fama que só cresce. O jovem Francisco de Sousa da Conceição, de 18 anos, já decidiu à quem pedirá ajuda quando precisar fazer sua primeira promessa.

"Porque elas ajudam mesmo todo mundo. Aqui basta acreditar nas almas, confiar e pedir que é valido e é isso que eu vou fazer", disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.