Codó

Cemitérios quase prontos para o Dia de Finados

Para moradores, conservação dos túmulos significa manter um respeito que jamais deve ser esquecido.

Acélio Trindade/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

CODÓ - Para a dona de casa, Rosimar Maria da Santos, fazer a limpeza e conservar o túmulo dos pais, com a proximidade do dia de Finados, significa manter um respeito que jamais deve ser esquecido.

- Até ele mesmo, meu pai, foi quem me deu a vida. Minha mãe era uma boa mãe, cuidava bem de mim.

- É a forma de retribuir?

- Estar sempre cuidando, limpando meu final também - afirma Rosimar.

Este sentimento deixa os cemitérios ainda mais movimentados nesta época em Codó. É quando, também, o serviço aumenta para quem vive da limpeza de túmulos como dona Maria Pereira da Silva e suas colegas. Ela começou cuidando do sepulcro do marido, há 9 anos. Acabou encontrando aqui uma fonte de renda.

"Bem aqui que é o túmulo do meu marido. Fui achando contrato e aí já estou arranjando pra minhas amigas, já", frisou.

Antes mesmo do serviço público são estas mulheres que mantém a maioria dos túmulos prontos para a visita dos parentes.

- Pagam a gente R$ 10,00 por mês.

- Quantos túmulos a senhora cuida?

- A gente cuida, umas de 10, outras é de 15, vinte. Eu tenho bem uns 20 - explicou a lavradora Maria da Conceição Rocha.

Mas, mesmo num cemitério como o do Codó Novo, onde existem cerca de 20 mulheres que cuidam dos túmulos, o trabalho de limpeza pública se faz necessário. Percorrendo os cemitérios da cidade, percebemos que este ano a Prefeitura se antecipou às reclamações que sempre surgem, nesta época, por causa da demora na limpeza.

Capina, fogo. Homens da Prefeitura estão desde o dia 9 de outubro dentro dos cinco maiores cemitérios da cidade. Muitos já tiveram os trabalhos concluídos. O chefe do setor de limpeza, Raimundo Carlos Filho, garantiu que no dia de Finados todos estão prontos para as visitas

"Nosso plano é que até o dia 31 desse, entregaremos todos os cemitérios para o dia de finados. Quem se previne, manga do tempo", afirma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.