BRASIL - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta quarta-feira (18) em Nova Délhi, capital da Índia, para visita oficial a convite do primeiro-ministro Narendra Modi. O primeiro compromisso será a participação na cúpula sobre o impacto da inteligência artificial (IA) no mundo.
O evento, iniciado na segunda-feira (16), reúne chefes de Estado e executivos do setor de tecnologia. Lula deve discursar na plenária de alto nível, dando continuidade ao chamado “processo de Bletchley”, série de reuniões intergovernamentais sobre segurança, governança e cooperação global em IA.
Esta será a primeira vez que um presidente brasileiro participa de um evento global de alto nível voltado exclusivamente ao tema.
Debate sobre IA e evento paralelo
A programação inclui discussões sobre:
- segurança e governança da inteligência artificial;
- financiamento para democratização da tecnologia;
- uso da IA para inovação e desenvolvimento social.
Na sexta-feira (20), o governo brasileiro promoverá o evento paralelo “IA para o bem de todos”, com a presença de ministros das áreas de Ciência e Tecnologia, Gestão, Educação, Saúde e Comunicações.
Agenda bilateral Brasil-Índia
Brasil e Índia mantêm parceria estratégica desde 2006. Durante a visita, estão previstas assinaturas de acordos e declarações conjuntas, incluindo:
- cooperação em terras raras e minerais críticos;
- declaração sobre parceria digital para o futuro;
- ampliação do prazo de vistos de negócios e turismo, de cinco para dez anos;
- reforço às negociações do acordo de comércio Mercosul-Índia.
Também são esperados avanços nas colaborações entre a Embraer e a indiana Adani Defense & Aerospace, no setor aeroespacial.
Em 2025, a Índia foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil, com corrente de comércio de US$ 15,2 bilhões.
Próxima parada: Coreia do Sul
Após a agenda na Índia, Lula seguirá para Seul, na Coreia do Sul, onde cumprirá compromissos entre os dias 22 e 24 de fevereiro.
O presidente terá reunião com o presidente sul-coreano Lee Jae Myung e participará de fórum empresarial. O governo brasileiro pretende assinar o Plano de Ação Trienal 2026-2029 para fortalecer a parceria estratégica entre os dois países.
Em 2025, o comércio bilateral Brasil-Coreia do Sul alcançou US$ 10,8 bilhões.
Saiba Mais
- Lula visita a Índia a partir desta quarta-feira (18)
- Presidente Lula visita a Índia para cúpula sobre Inteligência Artificial
- Oposição anuncia pedido de inelegibilidade contra Lula após desfile na Sapucaí
- Lula deve visitar Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval
- Lula passa por cauterização no couro cabeludo após diagnóstico de queratose
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.