BRASÍLIA – Senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) defenderam nesta quarta-feira (11) o acesso dos parlamentares ao inquérito que apura fraudes envolvendo o Banco Master, liquidado pelo Banco Central no ano passado. O presidente do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), e outros integrantes da comissão se reuniram com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, para tratar do tema.
Após o encontro, os parlamentares reforçaram que a CAE possui competência legal para fiscalizar o sistema financeiro e que pode contribuir para responsabilizar os envolvidos no caso.
Renan defende convocação de Daniel Vorcaro
Em entrevista após a reunião, Renan Calheiros afirmou que a comissão deve iniciar a fase de depoimentos ouvindo o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
“Para que os trabalhos da comissão sejam produtivos, eu acho que a gente deveria começar a fase de depoimento ouvindo Vorcaro”, declarou o senador.
Renan também afirmou que pretende conversar com outros ministros do STF e com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, para reforçar o pedido de acesso às informações da investigação.
Inquérito está sob relatoria de Dias Toffoli
No Supremo, o inquérito que apura as fraudes no Banco Master está sob relatoria do ministro Dias Toffoli.
O caso envolve suspeitas de concessão de créditos falsos e irregularidades em operações financeiras, incluindo a tentativa de compra do banco pelo Banco de Brasília (BRB), instituição pública ligada ao governo do Distrito Federal.
Operação Compliance Zero investigou fraudes bilionárias
Em novembro de 2025, Daniel Vorcaro e outros investigados foram alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal. A operação apura irregularidades atribuídas ao Banco Master e possíveis crimes financeiros.
De acordo com as investigações, o volume das fraudes pode chegar a R$ 17 bilhões.
Com o pedido de acesso ao inquérito, os senadores afirmam que pretendem ampliar o acompanhamento do caso e reforçar a atuação fiscalizatória da CAE sobre o sistema financeiro nacional.
Saiba Mais
- CVM abre nova apuração sobre ações do Banco Master e da Reag
- Vorcaro e ex-presidente do BRB se contradizem durante acareação
- Influenciadores expõem pedidos em nome do BRB para tratar do caso Master nas redes
- BC abre investigação interna para apurar condução do caso Master
- PF cancela depoimentos de ex-sócios do Banco Master após defesas avisarem que ficariam em silêncio
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.