Caso Master

CVM abre nova apuração sobre ações do Banco Master e da Reag

Grupo de Trabalho vai consolidar informações sobre o conglomerado; análise deve durar três semanas e será avaliada pelo Comitê de Gestão de Riscos

Ipolítica, com informações do g1

CVM inicia nova apuração sobre ações do Banco Master e da Reag. Grupo de Trabalho deve concluir análise em três semanas e enviar relatório ao CGR (Rovena Rosa/Agência Brasil)

BRASÍLIA – A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) iniciou nesta segunda-feira (9) uma nova apuração administrativa sobre ações relacionadas ao Banco Master, à gestora de fundos Reag e a outras entidades ligadas ao conglomerado investigado. A análise será conduzida por um Grupo de Trabalho (GT) criado após deliberação do Comitê de Gestão de Riscos (CGR) do órgão, em decisão tomada na última sexta-feira (6).

Segundo a CVM, o objetivo do GT é consolidar e sistematizar fatos, processos e informações para aprimorar o diagnóstico institucional, acompanhar de forma integrada as ações em andamento e prestar contas à sociedade.

Grupo de Trabalho vai consolidar informações internas

De acordo com a autarquia, a apuração será baseada em informações já acessadas pelo Comitê de Gestão de Riscos, relacionadas ao trabalho das áreas internas de supervisão, fiscalização e acusação.

Entre os pontos analisados estão:

  • abertura de procedimentos ao longo dos últimos anos;
  • comunicações já feitas a outros órgãos públicos;
  • andamento interno de inquéritos correlatos.

A CVM informou ainda que poderá avaliar, quando cabível, melhorias estruturais na regulação, supervisão, governança processual e cooperação institucional.

Apuração terá duração de três semanas

A análise deve durar até três semanas. Ao final, será elaborado um relatório que será apreciado e deliberado pelo Comitê de Gestão de Riscos da CVM.

Investigação administrativa não se confunde com outras apurações

A CVM ressaltou que a investigação tem natureza administrativa e não se confunde nem tem relação direta com outras apurações em andamento envolvendo o Banco Master e a Reag.

No âmbito criminal, os dois grupos são investigados pela Polícia Federal e pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual de São Paulo, em frentes distintas. O Banco Central também abriu sindicância interna para apurar a atuação de seus membros no processo que resultou, em novembro de 2025, na liquidação do banco de Daniel Vorcaro.

Segundo a CVM, essas investigações ainda não foram concluídas e os representantes do conglomerado Master e da Reag não respondem a processos criminais até o momento.

Acusações investigadas incluem crimes financeiros

Apesar de não haver denúncias formais apresentadas à Justiça, as suspeitas sob investigação contra os controladores do Banco Master e da Reag envolvem crimes como gestão fraudulenta de instituição financeira e lavagem de dinheiro.

Com a criação do Grupo de Trabalho, a CVM pretende reforçar o acompanhamento das informações disponíveis e estruturar um diagnóstico institucional mais detalhado sobre o caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.