Caso Master

Influenciadores expõem pedidos em nome do BRB para tratar do caso Master nas redes

E-mails citam convite para encontro com presidente do banco; BRB diz que não autorizou

Ipolítica, com informações do g1

Segundo os relatos, os e-mails foram enviados por uma agência que presta serviços ao BRB (Joédson Alves/Agência Brasil)

BRASÍLIA – Influenciadores digitais começaram a divulgar, nas redes sociais, e-mails enviados em nome do Banco de Brasília (BRB) com propostas para que produzissem conteúdo sobre o caso Master e encaminhassem orçamentos pelo trabalho. As mensagens citam convite para um encontro com o atual presidente do banco, Nelson Antônio de Souza.

Segundo os relatos, os e-mails foram enviados por uma agência que presta serviços ao BRB e sugerem um almoço com influenciadores, no qual a direção e a equipe técnica do banco apresentariam informações sobre o caso, com o objetivo de que os convidados divulgassem o conteúdo aos seguidores.

Conteúdo dos e-mails

Em uma das mensagens divulgadas, o texto solicita orçamento para uma ação identificada como urgente e descreve o convite para um almoço em São Paulo, com a finalidade de “falar do caso Master” e “mostrar a transparência que o BRB quer passar para seus clientes e para o mercado”.

O e-mail afirma ainda que o banco buscaria explicar medidas de contenção de danos e ações de recuperação, para posterior divulgação das informações de forma “transparente e objetiva”.

Reação de influenciadores

A iniciativa gerou reação pública de influenciadores do mercado financeiro. Renato Breia, que produz conteúdo sobre o tema, divulgou um vídeo em seu perfil no Instagram questionando a proposta.

A influenciadora Renata Barreto também criticou a abordagem, afirmando que o banco deveria se explicar diretamente ao mercado com transparência, sem recorrer a influenciadores para tratar do assunto.

Posicionamento do BRB

Procurado, o Banco de Brasília afirmou que não autorizou o envio dos pedidos aos influenciadores nem a iniciativa descrita nos e-mails.

O que diz a agência

A agência Flap, que mantém contrato com o BRB, informou que atuou sem submeter a ideia ao banco. Em nota, a empresa afirmou que o contato com influenciadores partiu de uma iniciativa interna, ainda em fase preliminar de planejamento, sem aprovação prévia do BRB.

Segundo a Flap, o objetivo seria convidar influenciadores reconhecidos no segmento econômico-financeiro para um evento de apresentação institucional da nova direção do banco, com foco na ampliação do acesso à informação e na transparência.

A agência declarou ainda que não houve tentativa de compra de opinião nem interferência editorial e que a abordagem foi conduzida exclusivamente por sua equipe, sem participação de funcionários do banco.

Caso Master segue em análise

O episódio ocorre em meio à repercussão do caso Master, que envolve a venda do Banco Master ao BRB e tem sido alvo de investigações e questionamentos em diferentes instâncias. A exposição dos e-mails ampliou o debate sobre estratégias de comunicação adotadas em meio à crise.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.