BRASIL — O BabaçuTech vence Solve for Tomorrow Brasil e garante ao Maranhão o 1º lugar nacional na 12ª edição do programa, que premiou os dez finalistas em cerimônia realizada em São Paulo, na última terça-feira (2). A iniciativa integra o programa de Cidadania Corporativa da Samsung, coordenado pelo Cenpec, e incentiva estudantes de escolas públicas a desenvolverem projetos científicos baseados na abordagem STEM.
O projeto maranhense foi criado por um aluno e quatro alunas do 3º ano do ensino médio e técnico do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), em São Luís. A proposta busca facilitar o trabalho das quebradeiras de coco de babaçu, acelerando o processo de secagem e processamento do mesocarpo — parte fibrosa da casca — para produção de farinha, azeite e outros derivados.
Como funciona o BabaçuTech
O protótipo desenvolvido pelos estudantes consiste em um forno solar de baixo custo, construído com materiais reciclados. A tecnologia permite:
- Secagem mais rápida do mesocarpo
- Redução do esforço físico das quebradeiras
- Aumento da produtividade
- Agilidade na comercialização dos produtos
Para Marina Oliveira, integrante da equipe, o impacto social é o maior diferencial:
“É muito importante porque elas trabalham com isso, se sustentam com isso. É algo que valoriza esse processo e gera mais renda para elas”.
A estudante Julia Araújo destacou a emoção de participar da premiação e reforçou que o grupo pretende continuar o projeto:
“Surgiu como uma ideia e virou algo melhor ainda. Realmente melhorou a vida das quebradeiras de coco. Isso é gratificante demais para quem é jovem cientista”.
O que é o Solve for Tomorrow
O Solve for Tomorrow Brasil está presente no país desde 2014 e promove formação científica e tecnológica para alunos e professores da rede pública. A programação inclui:
- Webinars
- Workshops
- Mentorias
- Atividades práticas de criatividade, empatia, pensamento crítico e trabalho em equipe
Números da edição 2025
2.500 horas de capacitação oferecidas
Aumento de 28% no número de projetos inscritos
Crescimento de 72% na participação de professores
111% mais professoras envolvidas
10% mais alunas participantes
Desde sua criação, o programa já envolveu:
185 mil alunos
42 mil professores
8 mil escolas públicas
Programa global
O Solve for Tomorrow está presente em mais de 60 países. Na América Latina, já alcançou 354 mil alunos e professores de escolas públicas em 22 países desde 2014.
Práticas pedagógicas de destaque estão disponíveis no site Solve for Tomorrow LATAM.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.