BRASĂLIA - O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (24) que a PEC da Blindagem, proposta de emenda Ă Constituição que estabelecia que os deputados e senadores sĂł pudessem ser processados criminalmente com prĂ©via licença da CĂąmara ou do Senado, foi uma "vergonha nacional" e teve o "destino que mereceu" ao ser arquivada.
A proposta foi arquivada pelo Senado após ter sido rejeitada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.
Lula fala sobre PEC da Blindagem
âEra previsĂvel que isso acontecesse. Era previsĂvel. O que eu acho equĂvoco histĂłrico foi colocar aquela PEC em votação. DesnecessĂĄria, desnecessĂĄria, provocativa e passou um sinal pĂ©ssimo para a sociedade brasileiraâ, disse Lula, durante entrevista coletiva em Nova York, nos Estados Unidos, onde participou da Assembleia Geral da Organização das NaçÔes Unidas (ONU).
AlĂ©m de alterar as regras de investigação e prisĂŁo de parlamentares, a PEC tambĂ©m ampliava o foro privilegiado para presidentes de partidos. A proposta causou insatisfação popular e foi alvo de manifestaçÔes, no Ășltimo domingo (21), em todas as capitais e em dezenas de cidades brasileiras, que pediram o fim do projeto, bem como de outro, que prevĂȘ anistia para quem participou dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
âO Ășnico jeito das pessoas serem protegidas Ă© as pessoas nĂŁo fazerem coisas erradas. VocĂȘ nĂŁo pode querer uma proteção que a sociedade nĂŁo tem, porque vocĂȘ quer essa proteção? VocĂȘ tĂĄ com medo do quĂȘ?â, disse Lula.
âEu acho que aconteceu com essa PEC o destino que ela merece, desaparecer porque foi uma vergonha nacionalâ, concluiu.
PEC da Blindagem passa na CĂąmara, mas Ă© rejeitada no Senado
O texto jĂĄ havia sido aprovado na CĂąmara dos Deputados e foi enviado para a CCJ do Senado.
Nesta quarta-feira, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), arquivou a PEC da Blindagem, após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ter rejeitado, por unanimidade, o texto.
Como a comissĂŁo considerou o texto inconstitucional, Alcolumbre afirmou que a proposta nĂŁo deve ser votada pelo plenĂĄrio e determinou o arquivamento definitivo.
"Esta presidĂȘncia, com amparo regimental clarĂssimo, determina o seu arquivamento sem deliberação de PlenĂĄrio", disse Alcolumbre, conforme a AgĂȘncia Senado.
Leia outras notĂcias em Imirante.com. Siga, tambĂ©m, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pĂĄgina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes Ă Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.