Vivência Legislativa

Estudante de Grajaú será empossada Jovem Senadora em Brasília

Ao todo, serão empossados 27 jovens senadores - um de cada estado e do Distrito Federal -, para a experiência de uma semana de atuação no Senado da República.

Ipolítica, com informações da Agência Senado

Jovens senadores empossados em 2023 no Senado Federal (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

BRASÍLIA - Wemilly Vitória Leda Dias, estudante do CEM Professor Dimas Simas Lima, da cidade de Grajaú, no Maranhão, vai tomar posse na próxima segunda-feira (5) como Jovem Senadora, para a Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador, do Senado Federal. 

Ao todo, serão empossados 27 jovens senadores - um de cada estado e do Distrito Federal -, para a experiência na chamada Câmara Alta do país. 

A cerimônia, na qual também ocorrerá a eleição da Mesa, começa às 10h30, no Plenário da Casa.

Até a próxima sexta (9), tanto Wemilly, quanto os demais estudantes — inseridos no ensino médio de escolas públicas estaduais — vão vivenciar a rotina dos parlamentares, conhecerão a estrutura e o funcionamento do Senado e deverão propor sugestões que podem se transformar em projetos de lei. Os jovens também participarão de visitas guiadas, palestras, debates e simulações de atividades legislativas.

Ao final da semana, as proposições apresentadas nas salas de comissões parlamentares são votadas em sessão plenária. Assim, por meio de ideias legislativas, os jovens senadores e senadoras têm a possibilidade de intervir ativamente no ordenamento jurídico do país, caso as sugestões de projetos sejam acatadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). 

Leia também: Flávio Dino marca julgamento de ação sobre escolha de membro do TCE-MA

Continua após a publicidade..

Participação
A edição de 2024 teve a participação recorde de 171 mil inscritos de mais de 4 mil escolas. Os 27 alunos selecionados foram escolhidos por meio de um concurso de redação com o tema "Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia", realizado nas escolas públicas, seguido por etapas estaduais.

Dos selecionados, 15 meninas e 12, meninos, com idades entre 15 e 18 anos. Mais de 80% vivem em cidades do interior. Além da viagem, com passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção incluídos, cada jovem senador ganhará um notebook como prêmio. Os professores orientadores também acompanham os estudantes a Brasília e receberão notebooks.

Conhecimento
O objetivo do Programa Jovem Senador é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, além de proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado.

O encerramento da edição de 2024 do programa está marcado para as 9h da sexta-feira (9), no Plenário do Senado. Na sessão, os jovens senadores discutem e votam os projetos apresentados por eles ao longo da semana. Ao fim dos trabalhos, as proposições são publicadas no Diário do Senado Federal.

Saiba Mais

Wemilly Vitória Leda Dias foi a 1º colocada do Maranhão na edição 2024 do programa Jovem Senador. Ela venceu o concurso de redação que tinha como tema: “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.