Combate ao estresse

Conheça os nutrientes que auxiliam no equilíbrio e na saúde mental

Estudos comprovam que a alimentação influencia na prevenção e no tratamento de distúrbios psicológicos; uma opção saudável é investir no consumo de nutrientes como Ômega 3, Magnésio, Vitamina B6 e Inositol.

Imirante.com, com informações da assessoria

- Atualizada em 11/07/2023 às 10h15
Durante o processo de estresse, o organismo perde nutrientes, além de alterar outros sistemas como, por exemplo, o nervoso, o cardiovascular e o imunológico. (Foto: Divulgação)

BRASIL - O estresse está se tornando o grande problema do século. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre com sintomas de estresse, sendo o Brasil o segundo país mais estressado do mundo.

Durante o processo de estresse, o organismo perde nutrientes, além de alterar outros sistemas como, por exemplo, o nervoso, o cardiovascular e o imunológico. Como recompensa no desequilíbrio mental, a tendência em recorrer a alimentos ultraprocessados, fontes de açúcares e gorduras saturadas é alta, podendo causar alteração na microbiota intestinal e até ativar vias inflamatórias.

“Estudos comprovam que a alimentação influencia na prevenção e no tratamento de distúrbios psicológicos, principalmente ao incluir os nutrientes que auxiliam no equilíbrio e na saúde mental. Além disso, outra recomendação é adotar uma pausa na rotina e praticar atividades físicas regulares”, diz a nutricionais Mayara Stankevicius.

Conheça mais sobre os nutrientes importantes que auxiliam no combate ao estresse:

- Ômega 3: ácidos graxos importantes para a formação de células nervosas, podendo ativar genes fundamentais na produção de serotonina, associando a um menor risco de depressão.

- Inositol: considerada uma vitamina do complexo B, também auxilia na ação de neurotransmissores, como a serotonina, ajudando no controle de estresse e ansiedade.

- L-Triptofano: aminoácido essencial precursor da serotonina, conhecida como “hormônio da felicidade”, causa sensação de bem-estar e melhora do humor. Também ajuda na produção de melatonina favorecendo o relaxamento e o sono de qualidade.

- Magnésio: mineral com importante papel no processo de contração e relaxamento muscular. Auxilia na redução do cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, promovendo maior sensação de bem-estar.

- Vitamina B6: envolvida em diversas reações químicas importantes para o sistema nervoso central e função cerebral, incluindo a conversão de triptofano em niacina e a síntese de diversos neurotransmissores, como serotonina. Colabora no processo de inibição de impulsos no cérebro.

- Ácido fólico: ajuda a elevar os níveis de serotonina, contribuindo na melhora do humor.

- Melatonina: hormônio produzido naturalmente pelo organismo, com importante função de regular o ciclo circadiano. É conhecido como relógio biológico, regulando e melhorando a qualidade do sono.

Outra questão relacionada ao estresse é a queda capilar, que apesar de multifatorial, tem grande relação com fatores emocionais, podendo agravar ambas as situações. Nesse caso, a suplementação de Biotina pode ser interessante para ajudar no fortalecimento dos fios, diminuindo a queda. A biotina tem papel importante na construção e manutenção de unhas e cabelo saudáveis, mas também participa de outros processos essenciais do metabolismo, como o armazenamento de energia e a síntese de proteínas.

“Controlar o estresse é fundamental. Vale investir em pequenas pausas na rotina, além de atividades que proporcionam bem-estar, como meditação, ioga, exercícios físicos, ou até mesmo um jantar com amigos, um bom livro ou filme e momentos de qualidade com a família. Manter a imunidade em dia é uma ótima forma de evitar doenças e viver de forma saudável”, acrescenta a nutricionista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.