BRASÍLIA - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embarcará para a Europa no início desta semana. A agenda prevista do petista foi divulgada neste domingo pelo Palácio do Planalto, e detalha alguns dos principais compromissos de Lula no continente.
De acordo com o governo, Lula terá encontros com o Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica; com os presidentes da Itália e da França, e fará discurso em um festival na cidade de Paris.
A viajem do presidente está prevista para terça-feira (20). Nesta data, ele desembarcará em Roma, na Itália, e terá encontro com o sociólogo italiano Domenico de Masi, precursor do conceito de "ócio criativo".
No dia seguinte, quarta-feira (21), a agenda de Lula prevê: reunião com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, em Roma; audiência com o Papa Francisco, no Vaticano e encontro com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
Já na quinta-feira (22), Lula terá encontro com Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, em Paris e participará a noite de um jantar oferecido pelo presidente Emmanuel Macron aos chefes de delegação participantes da cúpula.
Na sexta-feira (23), as agendas previstas são: participação no Diálogo de Alto Nível da Cúpula, em Paris; almoço de trabalho oferecido por Macron e discurso no evento do Power Our Planet, no Campo de Marte, na capital francesa.
A programação do presidente brasileiro, contudo, pode sofrer alterações.
Leia também: Bolsonaro se desculpa por declaração: “equívoco da minha parte”
Continua após a publicidade..
Coldplay
De acordo com a colunista do g1 Julia Duailibi, durante reunião ministerial na última quinta-feira (15), Lula comunicou aos presentes que discursará no evento Power Our Planet, em Paris.
O convite a Lula para participação no festival foi feito pelo vocalista do Coldplay, Chris Martin. Lula e o músico se encontraram no Brasil, em março, quando Chris Martin veio ao país para uma turnê.
O evento em Paris contará com shows de Lenny Kravitz, Billie Eilish e H.E.R.
Guerra
Já no encontro que ele terá com o Papa Francisco, e com os presidentes de Itália e França, Lula deve abordar temas que tem discutido com vários chefes de Estado desde que assumiu o terceiro mandato.
Um deles diz respeito aà invasão da Ucrânia pela Rússia. O presidente brasileiro tem tentado compor um grupo de países não envolvidos no conflito para mediar a paz no leste europeu.
É provável que, com o presidente da França, o principal tema abordado seja o ambiental. Lula garante estar comprometido em concluir o acordo entre Mercosul e União Europeia, mas um dos principais entraves é a questão climática.
Os países europeus, em especial a França, têm demonstrado preocupação com o desmatamento ilegal no Brasil, e querem impor sanções, consideradas duras pelo governo brasileiro, para o não cumprimento de regras ambientais.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias