CPMI do 8 de janeiro

Senador estuda acionar STF contra Eliziane em relatoria

Senadora maranhense foi designada por aclamação para o posto.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 25/05/2023 às 15h11
Do Val apontou parcialidade de Eliziane Gamacpmi (Divulgação)

BRASÍLIA - Indicada nesta quinta-feira (25) como relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, a senadora Eliziane Gama (PSD) enfrentou, na abertura dos trabalhos, a primeira oposição pública ao seu nome.

Em sua primeira intervenção no colegiado, o  senador Marcos do Val (Podemos-ES) anunciou nesta que estudará a possibilidade de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para que a parlamentar maranhense seja retirada da relatoria.

Do Val alegou que a proximidade político de Gama com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB) – um dos alvos das investigações – pode contaminar o trabalho de relatoria.

“Vou tentar ver se tem como fazer recursos no STF para a troca da relatora, não pela pessoa da senadora Eliziane Gama, deixo claro aqui, mas pela parcialidade, porque é só vocês verem a última presença do ministro Flávio Dino no Senado: ela estava sentada na mesa ao lado dele. E é só botar no Google, que vocês vão ver um histórico de muitos anos de relacionamento. Então, da mesma forma que eu me coloquei parcial, eu acho que ela poderia também se considerar parcial e colocar outra senadora no lugar”, declarou.

Ele mencionou, ainda, que, por ter convicção formada sobre suposta omissão do socialista maranhense no caso, já havia retirado seu nome da lista de possíveis relatores da Comissão.

Continua após a publicidade..

Missão - Indicada por aclamação para o posto de relatora, Gama chamou o trabalho no colegiado de “maior missão da minha vida política”, em comentário nas redes sociais.

“A missão que me é dada se pauta pelo equilíbrio, pela boa audição para ouvir todos os lados e muita diligência para analisar detidamente fatos, atos e provas. É o que cumpriremos com rigor”, destacou.

A chapa foi eleita por aclamação, com votos contrários apenas do próprio Marco Do Val e e do senador Esperidião Amin (PP-SC). A comissão mista irá investigar as invasões quem são os responsáveis intelectuais e financeiros dos atos que culminaram nas invasões das sedes dos prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.