BRASĂLIA - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar 40 pessoas que foram presas durante os atos de golpistas de 8 de janeiro. Os acusados se tornaram rĂ©us na Corte apĂłs serem denunciados pela Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR).
Pela decisĂŁo, 26 homens e 14 mulheres que foram soltos deverĂŁo cumprir medidas cautelares diversas de prisĂŁo, como uso de tornozeleira eletrĂŽnica, proibição de sair do paĂs, suspensĂŁo de autorizaçÔes de porte de arma e de certificado de CAC, entrega do passaporte e apresentação semanal Ă Justiça.
Com a decisĂŁo de Moraes, dos 1,4 mil presos nos atos antidemocrĂĄticos, 253 pessoas (67 mulheres e 186 homens) permanecem detidas.
Os envolvidos respondem pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democråtico de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimÎnio tombado.
Novo julgamento - Na prĂłxima semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) irĂĄ julgar denĂșncias contra mais 250 envolvidos. SerĂĄ o quarto grupo de investigados, totalizando 800 das 1,3 mil denĂșncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR).
O julgamento virtual serå iniciado na segunda-feira (8). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos em um sistema eletrÎnico e não hå deliberação presencial.
Se a maioria dos ministros aceitar as denĂșncias, os acusados passarĂŁo a responder a uma ação penal e se tornarĂŁo rĂ©us no processo. Eles deverĂŁo responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado DemocrĂĄtico de Direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime.
Até o momento, a Corte tornou réus 300 investigados. Mais 250 estão em outro julgamento virtual que estå em andamento e vai até segunda-feira.
Leia outras notĂcias em Imirante.com. Siga, tambĂ©m, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pĂĄgina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes Ă Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.