Indústria

Ricardo Alban é eleito presidente da CNI

Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o engenheiro mecânico e administrador Ricardo Alban vai suceder a Robson Braga de Andrade; posse está marcada para o dia 31 de outubro.

Publipost / Fiema

Atualizada em 03/05/2023 às 18h23
O novo presidente da CNI, Ricardo Alban, eleito nesta quarta-feira (2), e Edilson Baldez, presidente da Fiema. (Divulgação)

BRASÍLIA - O empresário Ricardo Alban foi eleito nesta quarta-feira (3) para um mandato de 4 anos à frente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Atual presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), ele vai assumir a Presidência da CNI no dia 31 de outubro, quando se encerra o mandato do atual presidente, Robson Braga de Andrade. A chapa de Alban foi eleita por unanimidade e é composta por cinco vice-presidentes executivos.

A Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) participará da próxima gestão da Confederação Nacional da Indústria (CNI), eleita nesta quarta-feira (3), em Brasília. O presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves foi eleito como 2º diretor secretário da entidade nacional, junto com o 1° vice-presidente da FIEMA, Francisco Sales, que ocupará o cargo de suplente do Conselho Fiscal da CNI. A entidade de representação da indústria brasileira será liderada pelo empresário Ricardo Alban, da Bahia, a partir de 31 de outubro, quando a chapa única agora eleita tomará posse.

Os cinco eleitos para os cargos de vice-presidente executivo, na eleição realizada na sede da CNI, em Brasília, representam as indústrias de cada uma das regiões do país. São eles: Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Jamal Bittar, presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA); Antonio Carlos Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM); e Gilberto Petry, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Confira a lista completa da Diretoria e do Conselho Fiscal eleitos

Todos os 27 presidentes de federações estaduais da indústria têm direito a voto na eleição da CNI. A votação aconteceu ao longo desta manhã, com as presenças das lideranças industriais de todos os estados.

Após o anúncio do resultado, Ricardo Alban declarou que sua eleição representa a união de todas as federações das indústrias do país em torno de um projeto de revitalização do setor, aproveitando este momento único da conjuntura nacional e global. “Nossa missão é representar e defender os interesses de todos os industriais brasileiros, do pequeno ao grande, do Norte ao Sul, da agroindústria à ciber indústria. Minha experiência em gestão e no apoio à inovação e energias limpas será a base para o nosso trabalho à frente da CNI”, destacou Alban.  

Ele acrescentou que até a sua posse, em outubro, vai intensificar ainda mais o diálogo interno e externo para começar a gestão focada em resultados concretos para a indústria brasileira. “Trabalharemos para materializar o apoio à indústria já manifestado pelas lideranças políticas nacionais e regionais. Assim, a indústria brasileira poderá ampliar sua contribuição para o Brasil alcançar novo patamar de desenvolvimento econômico e social. Não há grande país no mundo sem uma grande indústria. É isso o que todos nós queremos”, concluiu.

Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade elogiou a atuação de Alban à frente da FIEB e disse ter a convicção de que ele terá um mandato pautado no fortalecimento do setor e na continuidade da retomada da indústria brasileira. “Desejo boas-vindas ao Ricardo Alban. Estamos prontos para um processo de transição produtivo”, afirmou. “Tenho certeza de que ele vai liderar um trabalho focado no crescimento da indústria e na superação de desafios, construindo uma agenda cada vez mais próxima da base industrial e do poder público”, completou Robson Andrade.

Presidente eleito priorizou inovação e gestão corporativa na FIEB

O empresário industrial Antonio Ricardo Alvarez Alban, de 63 anos, é presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia desde 2014 e presidente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB) desde 2018. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia e Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Bahia, Alban trabalhou no Citibank no início dos anos 1980 e, desde 1987, é sócio-diretor da Biscoitos Tupy, tradicional fábrica de alimentos baiana fundada por sua família.

Ao longo de sua trajetória profissional, Alban dedicou-se a promover a indústria por meio de participação ativa em entidades empresariais e de desenvolvimento regional. Ele é vice-presidente da CNI (2018/2023); vice-presidente da Associação Nacional da Indústria de Biscoitos; presidente do Sindicato da Indústria do Trigo, Milho, Mandioca, Massas Alimentícias e de Biscoitos do Estado da Bahia; membro do Conselho Nacional do SESI; membro da Associação Nordeste Forte; membro titular do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); membro do Conselho de Administração da Renova, do Conselho de Administração da Cetrel e do Conselho Consultivo Agro da Unigel.

Sob a liderança de Ricardo Alban, a FIEB ganhou envergadura e eficiência, atestadas pelo aumento significativo na prestação de serviços à indústria baiana. A gestão corporativa foi um dos grandes focos de sua administração. A FIEB publica balanços auditados nos grandes jornais, e órgãos de controles nacionais como CGU e TCU analisam seus editais.

A inovação foi outro vetor que ganhou destaque na gestão de Alban à frente da FIEB, com iniciativas voltadas ao incentivo à pesquisa e desenvolvimento (P&D), e energia limpa. A FIEB contribuiu para criar na Bahia um hub para a nova indústria, baseada em inovação, P&D e energia limpa, por meio do SENAI Cimatec, Cimatec Park e ações com a adesão ao Pacto Global. Nesse contexto, destaca-se o Cimatec Park, inaugurado em 2019 numa área de 4 milhões de m² no polo industrial de Camaçari, com investimentos de cerca de R$ 100 milhões.

Veja a relação de membros da Diretoria e do Conselho Fiscal 2023-2027 

DIRETORIA

Presidente 

Antonio Ricardo Alvarez Alban 

Vice-presidentes executivos 

Josué Christiano Gomes da Silva 

José Ricardo Montenegro Cavalcante 

Jamal Jorge Bittar 

Antonio Carlos da Silva 

Gilberto Porcello Petry

Vice-presidentes 

Eduardo Eugenio Gouvea Vieira 

Mario Cezar de Aguiar 

Carlos Valter Martins Pedro 

Ricardo Essinger 

Flavio Roscoe Nogueira 

Silvio Cezar Pereira Rangel 

Amaro Sales de Araújo 

Marcelo Thomé da Silva de Almeida 

José Carlos Lyra de Andrade 

Sergio Marcolino Longen 

José Conrado Azevedo Santos 

Leonardo Souza Rogério de Castro

1º Diretor Financeiro

Cristhine Samorini

2º Diretor Financeiro

Eduardo Prado de Oliveira

3º Diretor Financeiro

Francisco de Assis Benevides Gadelha

1º Diretor Secretário

Sandro da Mabel Antonio Scodro 

2º Diretor Secretário 

Edilson Baldez das Neves

3º Diretor Secretário 

Roberto Magno Martins Pires

Diretores 

Antonio Jose de Moraes Souza Filho 

Izabel Cristina Ferreira Itikawa 

José Adriano Ribeiro da Silva 

Luiz Cesio de Souza Caetano Alves 

Jorge Alberto Vieira Studart Gomes 

Roberto Pinto Serquiz Elias 

José Henrique Nunes Barreto 

Paulo Afonso Ferreira 

Gilberto Ribeiro 

Jandir Jose Milan 

Gilberto Seleme 

Alessandro Jose Rios De Carvalho 

Jorge Wicks Corte Real 

Alexandre Herculano Coelho de Souza Furlan 

Edson Luiz Campagnolo

CONSELHO FISCAL

Titulares 

Hilton Morais Lima 

Fernando Cirino Gurgel 

José da Silva Nogueira Filho

Suplentes 

Clerlanio Fernandes de Holanda 

Francisco de Sales Alencar 

Edmilson Matos Cândido 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.