ABRINDO O VERBO

Contribuição sindical impulsiona indústria no Maranhão

Em entrevista ao Abrindo o Verbo, Thiago Pontes detalha como a FIEMA reforça associativismo no desenvolvimento industrial do estado.

Mirante News FM

Atualizada em 14/01/2026 às 19h04
Thiago Pontes, gestor do Núcleo de Associativismo e Negócios da FIEMA, durante entrevista ao Abrindo o Verbo com Rodrigo Bomfim. (David Bryan / Mirante News)

SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) tem intensificado ações para fortalecer o associativismo industrial e ampliar a competitividade das empresas maranhenses. O tema foi abordado nesta quarta-feira (14), no programa Abrindo o Verbo, da Mirante News FM, durante entrevista com o gestor do Núcleo de Associativismo e Negócios da FIEMA, Thiago Pontes, que explicou o papel estratégico dos sindicatos patronais na representação e no desenvolvimento do setor produtivo. 

“A associação é quando várias pessoas com um interesse em comum se juntam dentro de um propósito. Trazendo isso para a indústria, são diversos setores que se unem através dos sindicatos para que possam ser representadas e batalhar por melhorias do setor de uma maneira geral”, afirmou.

Durante a entrevista, ele também ressaltou a importância da contribuição sindical patronal, que é facultativa desde 2017, mas considerada essencial para o fortalecimento do setor. 

“A contribuição sindical não é obrigatória, ela é facultativa, porém funciona como combustível para o desenvolvimento das nossas ações. Aquilo que o empresário paga retorna de outra forma, com desenvolvimento de mercado, acesso à tecnologia, capacitações e fortalecimento do seu setor”, pontuou.

Assista a entrevista na íntegra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.