Oportunidade

Inscrições abertas para Workshop Saúde Mental & NR 01 + Hub Day SESI

Atividades incluem workshop técnico e apresentação de startups.

Publipost / Fiema

O evento será realizado no dia 14 de janeiro a partir das 14h, na sede da FIEMA, com participação gratuita e número limitado de vagas. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Estão abertas as inscrições para o Workshop Saúde Mental & NR01 + Hub Day SESI, iniciativa do Serviço Social da Industria do Maranhão (SESI-MA), voltado para gestores, profissionais de Recursos Humanos (RH), Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e lideranças empresariais, com foco em riscos psicossociais, fatores de proteção psicossocial e na aplicação da NR01. O evento será realizado no dia 14 de janeiro a partir das 14h, na sede da FIEMA, com participação gratuita e número limitado de vagas.

O workshop contará com a participação de Ricardo Dantas Monteiro, médico do trabalho do SESI – Departamento Nacional, formado em Medicina, com especialização em Anestesiologia e residência em Medicina do Trabalho. Também integram o encontro Clarissa Ramos, enfermeira do SESI-MA, e Rodrigo Rodrigues, psicólogo da instituição.

As discussões ocorrem em um cenário de mudanças recentes na legislação trabalhista. A Portaria nº 1.419, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 27 de agosto de 2024, alterou a NR 01, que trata das disposições gerais e do gerenciamento de riscos ocupacionais. A principal atualização foi a inclusão dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho no escopo do gerenciamento obrigatório adotado pelas empresas.

Com vigência prevista para maio de 2026, a nova redação estabelece que as organizações passem a considerar as condições laborais com base na Norma Regulamentadora nº 17 (Ergonomia). A diretriz prevê a adaptação do ambiente às características psicofisiológicas dos trabalhadores, com o objetivo de garantir conforto, segurança, saúde e eficiência na execução das atividades.

Para a coordenadora de Saúde e Segurança da Indústria do SESI-MA, Adriana Sabatini, o debate ganha relevância em janeiro, período marcado pela campanha Janeiro Branco, voltada à conscientização sobre saúde mental. Segundo ela, fatores de risco psicossociais presentes no ambiente ou no processo produtivo podem comprometer tanto a integridade física quanto o equilíbrio emocional dos trabalhadores, com reflexos diretos na produtividade e na competitividade das organizações.

De acordo com a coordenadora, a exigência de gerenciamento desses fatores no Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (PGRO), prevista na nova NR01, busca estimular a adoção de medidas preventivas e a promoção da saúde mental no meio corporativo. Ela destaca que o SESI-MA desenvolve programas que consideram diferentes dimensões da vida do trabalhador, partindo do entendimento de que ambientes seguros e saudáveis são estratégicos para o desempenho empresarial.

Além do workshop, o Hub Day SESI apresentará soluções desenvolvidas por 10 startups incubadas pelo Hub de Inovação em Saúde do SESI -MA. As iniciativas são voltadas à modernização da gestão de saúde e segurança nas empresas, com ênfase em prevenção, conformidade normativa e eficiência operacional.

Criado como estratégia estadual de fomento à inovação, o Hub de Inovação em Saúde do SESI-MA atua no aprimoramento de processos de acompanhamento da saúde do trabalhador, segurança ocupacional e promoção do bem-estar. A iniciativa traduz, em âmbito local, a missão nacional do Centro de Inovação SESI, voltada à transformação digital e ao aumento da competitividade industrial.

No estado, o Hub opera como elo entre startups e indústrias, conectando demandas do chão de fábrica a soluções tecnológicas aplicáveis. A atuação prioriza a modernização da gestão de SST, com o desenvolvimento de ferramentas capazes de converter desafios de saúde em ganhos de produtividade e fortalecimento do setor.

As ações estão alinhadas a três projetos estruturantes conduzidos pelo SESI Maranhão: SESI Ergotech, SSBot e SESI Monitore. O conjunto integra programas de incubação e aceleração de iniciativas direcionadas à indústria, com foco na transição de modelos tradicionais para sistemas baseados em vigilância contínua e inteligência de dados.

A proposta técnica dos programas envolve o uso de tecnologias emergentes, como internet das coisas e análise preditiva, para antecipar riscos ocupacionais. A governança corporativa conecta a estratégia empresarial a núcleos operacionais de desenvolvimento, permitindo a aplicação de inovação aberta e soluções proprietárias com potencial de reduzir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.