Pesquisa

Para 51%, governo Lula é pior ou igual ao de Bolsonaro

Levantamento mostra que 15% consideram a atual gestão pior que a anterior, e outros 36% a consideram igual à do antecessor.

Ipolítica, com poder 360

A pesquisa foi realizada de 2 a 4 de abril de 2023, próximo da marca de 100 dias do governo Lula (Ricardo Stuckert e Divulgação/PL)

BRASÍLIA - Um pesquisa de opinião divulgada nesta quinta-feira (6) pelo Poder 360 mostra que para 51% dos brasileiros o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é igual ou pior do que o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Realizado pelo PoderData, o levantamento aponta que 15% consideram a atual gestão pior que a anterior, e outros 36% a consideram igual à do antecessor do petista - e 46% consideram o governo Lula 3 melhor que o de Bolsonaro.

A pesquisa foi realizada de 2 a 4 de abril de 2023, próximo da marca de 100 dias do governo Lula, que serão atingidos no dia 10 de abril.

Em uma rodada anterior do mesmo levantamento, realizada de 29 a 31 de janeiro de 2023, ainda no início do mandato, o PoderData questionou os entrevistados sobre a expectativa em relação ao terceiro governo Lula: se esperavam um governo melhor, igual ou pior do que o de Bolsonaro. Agora, com a gestão petista perto dos 100 dias, a empresa de pesquisas atualizou a formulação e perguntou se os entrevistados consideram como, hoje em dia, o governo se compara ao anterior.

Continua após a publicidade..

No final de janeiro, 51% esperavam que a gestão fosse melhor que a anterior –praticamente a mesma parcela da população que elegeu o petista em outubro de 2022. Os dados da rodada mais recente permitem a interpretação de que, em menos de 100 dias de governo, o petista tem frustrado alguns brasileiros.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 2 a 4 de abril de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 233 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.