Lesa Pátria

PF cumpre 8 mandados de prisão em nova fase de operação contra atos golpistas

As ações são realizadas nos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo.

Ipolítica, com informações do g1

Bolsonaristas invadiram prédios das sedes dos três Poderes em Brasília (Divulgação)

BRASÍLIA - Em nova fase da operação Lesa Pátria a Polícia Federal cumpre, na manhã desta terça-feira, oito mandados de prisão contra os atos golpistas do dia 8 de janeiro. 

As ações são realizadas nos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo.

Os mandados desta terça têm como alvo os vândalos que invadiram os prédios públicos na Praça dos Três Poderes, no Distrito Federal. Fases anteriores da operação também miraram supostos financiadores e policiais militares suspeitos de colaborar com a ação golpista, por exemplo.

Em São Paulo, a TV Globo apurou que há pelo menos três mandados sendo cumpridos na capital e em Indaiatuba. Na cidade, um homem foi preso e teve o passaporte apreendido – a identidade ainda não foi divulgada.

Leia também: Iracema Vale diz estar pronta para assumir o Governo do Maranhão

Continua após a publicidade..

Já em Sergipe, um mandado de busca e apreensão foi cumprido contra o bolsonarista Luciano Oliveira dos Santos, de Itabaiana – que está preso em Brasília desde o dia dos atos.

No estado do Paraná há um mandado de prisão preventiva contra um alvo em Santo Antônio da Platina, no Norte do estado.

A operação Lesa Pátria é tratada pela PF como permanente e os suspeitos de participação e financiamento são investigados por seis crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado; associação criminosa; incitação ao crime; destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A qualificação dos crimes, porém, só deve ser feita ao fim das investigações, quando houver denúncia formal à Justiça pelo Ministério Público.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.