Articulação

Tebet pode assumir o Ministério do Planejamento

Tebet deve ficar com um ministério "turbinado", com maior orçamento em relação ao atual cenário e mais espaços de poder na pasta.

Ipolítica, com informações do G1

Simone Tebet e Lula vão conversar hoje sobre comando do Ministério do Planejamento (Ricardo Stuckert)

BRASÍLIA - A senadora Simone Tebet (MDB-MS) deve assumir o Ministério do Planejamento no Governo Lula. É o que apontam aliados da emedebista.

Há pelo menos duas semanas Tebet e Lula têm conversado de forma mais ativa sobre a sua participação no primeiro escalão de Governo. As conversas agora, avançaram. 

Tebet exigia de Lula espaços, orçamento e participação mais robusta no Executivo. 

Leia também: Flávio Dino anuncia policial penal para pasta em ministério

Reunião

Está previsto para hoje, uma reunião entre a senadora e o presidente eleito. Antes disso, deverá ocorrer um encontro do presidente do MDB, Baleia Rossi, com o petista Alexandre Padilha, já anunciado por Lula como futuro ministro das Relações Institucionais.

Continua após a publicidade..

Tebet foi terceira colocada no primeiro turno das eleições presidenciais. No segundo turno, apesar de não ser uma aliada histórica de Lula, ela apoiou o presidente eleito. Isso impulsionou o nome da senadora para ocupar um ministério no novo governo.

A senadora queria inicialmente uma pasta ligada a ações sociais, como o Desenvolvimento Social, que acabou ficando com o senador eleito Wellington Dias (PT-PI). 

Depois de muitas conversas, no desenho acertado entre Tebet e a equipe de transição, o Planejamento deve ficar responsável pelo PPI, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o que dará maior orçamento e poder à emedebista.

Na gestão Bolsonaro, o PPI ficou um período com a Casa Civil, e depois com o Ministério da Economia. O programa define privatizações e concessões ao setor privado.

Também devem ficar sob a alçada do Planejamento o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA).

Ainda será discutido se Tebet também vai ficar responsável pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.