AMARANTE – O Corpo de Bombeiros recebeu reforço nesta quarta-feira (28) para no combate ao incêndio na Terra Indígena Araribóia. Segundo o comandante coronel Célio Roberto, os militares estão atuando para evitar a propagação do fogo.
“Quando afirmamos que o incêndio está sob controle é porque não vemos mais risco de propagação. Estamos atuando diretamente nos focos que estão surgindo para evitar prejuízos maiores. Estamos controlando as novas incidências”, disse o comandante.
Há quase dois meses o fogo destrói a Terra Indígena Araribóia, o incêndio já consumiu mais de 45% dos 413 mil hectares da área indígena. São 70km de linha de fogo na região. A situação é pior perto das aldeias, em setores onde a mata já sofria degradação. São muitos os focos de queimadas e alguns ficam em locais de difícil acesso.
A força-tarefa dos bombeiros e a presença de técnicos reforçam o apoio em caráter emergencial à Terra Indígena. O principal objetivo é garantir assistência às famílias atingidas e colaborar com a atuação do Ibama e do governo federal nas aldeias atingidas.
Continua após a publicidade..
As famílias indígenas contam com o apoio de várias as ações de prevenção, combate e reestruturação das comunidades-alvo de ações criminais. Formado por representantes do governo federal e estadual, foi criado um grupo de trabalho para ouvir as principais necessidades das comunidades atingidas pelo incêndio.
“Nessa terça-feira estivemos na Aldeia de Juçaral, conversando com os caciques e ouvindo com muito pesar as perdas inestimáveis que todos tiveram. Permaneceremos firmes, atuando nas aldeias para minimizar a dor e fortalecer as ações de segurança e preservação ambiental”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros.
Desde o início da operação estão presentes na Reserva de Araribóia, o Corpo de Bombeiros Militar, o Grupamento Tático Aéreo (GTA), Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), Ibama e do 51º Batalhão de Infantaria de Selva de Imperatriz (50 BIS).
Saiba Mais
- PF efetua prisão em Grajaú no combate ao comércio irregular de madeira
- Polícia apreende droga em aldeia na Terra Arariboia
- Indígena é baleado na TI Araribóia, no Maranhão
- Ibama apreende mais de 300 metros cúbicos de madeira na Terra Indígena Araribóia
- Incêndios: 41 mil focos em terras indígenas no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias