PH: Almoço na Península
E mais: Anistia e algo mais
O impacto geopolítico
Caricato que é, Donald Trump fez o anúncio do tarifaço munido de um tabelão pensado para, como de costume, provocar impacto imagético. Supostamente, de um lado aparecia quanto cada país cobra de tarifas sobre produtos americanos, de outro, quanto os EUA passariam, agora, a cobrar. O “supostamente” aqui é proposital, porque, até agora, economistas sérios ainda tentam entender de onde saíram muitos dos percentuais.
Mas o fato é que a globalização tal qual a conhecíamos acabou na quarta-feira, 2 de abril. A nação mais aberta do mundo fechou-se. O país que, a partir da Segunda Guerra Mundial, moldou o sistema internacional a sua imagem e semelhança, foi pai ideológico da globalização, emplacou o dólar como lastro global e exportou o livre-comércio como elixir contra autocracias se tornou a nação do protecionismo, erguendo muros e reduzindo as liberdades econômicas dos próprios americanos.
Na visão da The Economist, foi considerado “o erro econômico mais profundo, prejudicial e desnecessário da era moderna”. The Wall Street Journal determinou “o fim da era da globalização”.
Um Papa “demasiado humano”
Duas semanas após deixar o hospital, o papa Francisco fez ontem a primeira aparição pública depois que retornou ao Vaticano, em 23 de março.
Sentado em uma cadeira de rodas e com o auxílio de oxigênio por via nasal, o Pontífice cumprimentou os fiéis na Praça São Pedro.
Mais tarde, nas redes sociais, afirmou sentir-se “frágil” e disse compartilhar com quem sofre “a dependência dos outros e a necessidade de apoio”.
Streaming
O filme “Ainda Estou Aqui” está disponível no catálogo do Globoplay. Dirigido por Walter Salles (de Central do Brasil), o vencedor do Oscar 2025 na categoria de melhor filme internacional já pode ser assistido do conforto de casa. A adição ocorre depois da retirada do filme dos cinemas, após seis meses em cartaz.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” narra a história real da família Paiva nos anos 1970, durante o regime militar no Brasil. O enredo acompanha a luta de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.
Na trama, Eunice busca por respostas sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello), enquanto tenta reconstruir a vida com seus cinco filhos.
Anistia e algo mais
O evento em prol da anistia dos condenados – centenas deles a penas extremamente desproporcionais – surpreendeu em um detalhe que chamou a atenção e causou inquietação e alerta na base do governo Lula.
Estiveram presentes na Avenida Paulista, sete governadores: Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais), Jorginho Mello (Santa Catarina), Ronaldo Caiado (Goiás), Wilson Lima (Amazonas), Ratinho Júnior (Paraná) e Mauro Mendes (Mato Grosso). Cláudio Castro (Rio de Janeiro) apenas não compareceu em razão das fortes chuvas que atingiram seu estado.
Para além da pauta da anistia, a presença desses políticos mostra o trabalho que a direita vai dar à tentativa de reeleição de Lula.
Em suas redes sociais, o Senador Ciro Nogueira (PP-PI) comentou: “É assim que queremos ver a direita: unida em defesa do nosso Brasil. Vou fazer todo o possível para que esse grupo esteja unido nas eleições do ano que vem”.
DE RELANCE
Balanço e agro
No balanço de dois anos de governo apresentado pelo presidente Lula na última quinta-feira, em Brasília, ele mencionou a realização da COP 30 como um dos grandes eventos que, além de naturalmente tratar do objetivo principal, que é discutir as questões climáticas, será momento de projeção do Brasil como palco de discussões importantes para a economia mundial.
Com a chegada da Páscoa, os corredores dos supermercados se transformam em verdadeiras músicas do tempo. O charme da “parreira” de ovos suspensos – tradição brasileira desde os anos 1980 – continua irresistível.
Continua após a publicidade..
Mas essa exposição sedutora também desafia aqueles que se preocupam com a alimentação: como fazer boas escolhas diante de tanto chocolate?
A boa notícia é que dá, sim, pra aproveitar o momento e a tradição sem abrir mão da saúde. A má notícia é que existem armadilhas, como os ovos de Páscoa pseudo saudáveis. Algumas marcas, posicionadas como “premium”, estão longe de ser a melhor alternativa, apesar de alegarem uma série de benefícios e cobrarem preços mais altos
Abril azul
O mês de abril chegou e com ele veio junto a hipocrisia de políticos e empresas.
O mês é marcado pelo dia mundial de conscientização do autismo, uma luta árdua e diária de muitas famílias atípicas que lutam por direitos básicos.
A hipocrisia fica por conta dos nossos políticos e empresas de reputação duvidosa que se aproveitam da data para realizar publicações genéricas sobre o tema, mas que não contribuem em nada para o enriquecimento do debate e na luta pelos direitos dos autistas.
“Simples Assim”
Neste mês de abril, São Luís contará, pela primeira vez, com apresentações do elogiado espetáculo “Simples Assim”, estrelado por Julia Lemmertz, Georgiana Góes e Pedroca Monteiro, com direção de Ernesto Piccolo.
A comédia é baseada na obra de Martha Medeiros e tem dramaturgia assinada pela autora ao lado de Rosane Lima, a partir dos livros “Quem Diria Que Viver Iria Dar Nisso” e “Simples Assim”.
Em São Luís, o espetáculo acontece nos dias 18, 19 e 20 de abril, no Teatro Arthur Azevedo – sexta e sábado às 21h, e domingo às 19h.
Para escrever na pedra:
“O sensitivo se isola porque é difícil viver em um mundo em que ele enxerga as pessoas sem suas máscaras”. De autor desconhecido.
TRIVIAL VARIADO
Encontro: a atriz e ativista Angelina Jolie teve uma reunião com a ministra dos Povos Indígenas, a maranhense Sônia Guajajara, na semana passada, em São Paulo.
IBGE: Fake news sobre visita do pesquisador prejudicam a coleta de dados. O Instituto diz que o problema aumenta os custos dos levantamentos.
Camurati: estrela de novelas da Globo nos anos 1980 e diretora do filme “Carlota Joaquina”, com boa parte rodado em São Luís com elenco maranhense, Carla Camurati está dirigindo em Belém a ópera “Cobra Norato - Terras do Sem Fim”, cuja estreia mundial será na abertura do Festival de Ópera 2025, de 26 a 30 de abril, em Belém.
Guerra comercial: mais de 50 países tentam renegociar sobretaxas com os Estados Unidos. Promessa de campanha do presidente dos EUA, a nova política de taxação entrou em vigor no sábado. Alíquota estabelecida para o Brasil foi de 10%.
Bolsas: o MEC divulga resultado da primeira chamada do programa Pé-de-Meia Licenciaturas. Consulta pode ser feita no portal da Capes.
Pelada: está tramitando na Câmara dos Deputados o projeto de lei que institui o Programa Nacional de Incentivo ao Esporte Amador Futebol Pelada. O texto propõe a criação de espaços adequados para a prática esportiva, a elaboração de calendário de eventos e até oportunidades para revelações em clubes profissionais.
Anistia: não se sabe, até agora, de nenhum político maranhense que tenha ido participar do ato de domingo, na Avenida Paulista, em São Paulo, pedindo anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Posse: a escritora e pedagoga Ceres Rodrigues Murad marcou para a noite de 29 de abril, que cai numa terça-feira, sua posse na Academia Maranhense de Letras, onde ocupará a Cadeira número 4, vaga com o falecimento de Joaquim Itapary.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira