COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Alcione vai lançar single

E mais: Lula e alto índice de desaprovação

PH

Atualizada em 03/04/2025 às 11h58
A cantora maranhense Alcione lança nesta quinta-feira, à meia-noite, o single “Não mexe comigo” , música de Igor Leal e Thiago Servo

“Não mexe comigo”

Eis o novo single de Alcione, que hoje chega às plataformas (versos, em linguagem divertida, parecem retratar a personalidade marcante da cantora).

Às vezes pequena, às vezes grandona/ Às vezes ciumenta, às vezes chorona/ Às vezes de casa, às vezes de cama/ Às vezes carente, às vezes mandona”... Estes versos irreverentes que integram o  single “Não mexe comigo” (Igor Leal e Thiago Servo), parecem retratar muito bem a personalidade  marcante da cantora maranhense.

“Não mexe comigo” é o segundo single  de um próximo álbum de inéditas da artista, sucedendo  “Marra de Feroz” (composta por Xande de Pilares, Gilson Bernini/ Helinho do Salgueiro).

Para acesso, nesta quinta-feira, basta clicar: https://orcd.co/naomexecomigo.

“Não mexe comigo”...2

O álbum de inéditas, que está programado para lançamento em meados de maio via gravadora Biscoito Fino em mais uma parceria com a Marrom Music (empresa da artista), trará um repertório mesclado entre compositores novos e  alguns nomes expressivos da música popular brasileira.

A ficha técnica de “Não mexe comigo” inclui: Alexandre Menezes (produção musical, arranjos e teclados), Baiano (percussão), Cezar Rocha (violão), Edson Santana (cavaquinho), Dudu Dias (baixo) e Paulinho Bogado (bateria). As fotos de capa e divulgação foram realizadas por Vinícius Mochizuki.

Recentemente, ao ultrapassar a marca das cinco décadas de carreira, a cantora recebeu incontáveis  e merecidas  homenagens pela  passagem do cinquentenário.

Resta-nos  esperar ansiosamente por mais este lançamento, que promete reforçar a presença marcante – e ímpar – de Alcione na música.

Lula e alto índice de desaprovação

O terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente atingiu o seu maior índice de desaprovação, conforme dados da pesquisa Quaest divulgados na quarta-feira (2). Entre as pessoas ouvidas, 56% reprovam o atual governo.

Esta foi a primeira vez que o índice de desaprovação do governo Lula ultrapassou os 50%. Por outro lado, a aprovação é de 41% – patamar inédito do atual mandato.

Para efeito de comparação, no levantamento de janeiro, o índice de desaprovação era de 49%, enquanto o de aprovação era de 47%. 

Com margem de erro de dois pontos porcentuais (p.p.) para mais ou para menos, o nível de confiança da pesquisa é de 95%. Foram ouvidas presencialmente 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, de 120 municípios, entre os dias 27 e 31 de março.

Conforme a pesquisa, Lula passou a ser mais reprovado entre mulheres e pardos. Os índices apresentam empate técnico entre os mais pobres, católicos e eleitores de Estados nordestinos – grupos em que havia maior aprovação.

Dois eventos científicos

A empresária maranhense Giselle Pereira, da Center Hospitalar, promoveu dois eventos científicos exclusivos para médicos proctologistas e ginecologistas, no formato de aula científica, na Villa do Vinho Bistrô, em parceria com a Biosat.

O objetivo foi apresentar o primeiro fistuloscópio flexível digital do mundo; uma tecnologia inovadora no diagnóstico de imagens proctológicas ainda mais abrangentes e precisas.

Outro destaque foi o laser de diodo, que está revolucionando o tratamento de patologias proctológicas e ginecológicas.

Esses equipamentos oferecem a possibilidade de procedimentos mais eficazes, sem a necessidade de internação prolongada, transformando a experiência tanto do médico quanto do paciente. E já estão à disposição dos médicos, numa exclusividade da Center Hospitalar, que representa a Biosat no Maranhão.

O primeiro evento recebeu grandes expoentes da proctologia maranhense. Já o segundo evento foi dedicado aos ginecologistas. Ambos contaram com apresentações científicas conduzidas pelo Diretor da Biosat Rogério Carvalho e pelo especialista de produtos Rogério Froes.

Noite de Autógrafos de Meireles Jr

O fotógrafo e autor Meireles Jr. tem colecionado elogios sobre a versão luxuosa do livro “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa” que ele acabou de lançar, destacando as belezas da arquitetura pombalina (estilo atualização cujo nome homenageia o Marquês de Pombal); com patrocínio privado das empresas Potiguar e Gomes Sodré Engenharia.

Quem perdeu o evento de lançamento já pode se agendar, pois vai acontecer uma segunda noite de autógrafos, para atender a vários pedidos dos fãs do fotógrafo.

A nova noite de autógrafos da obra será na Livraria Amei no São Luís Shopping, dia 4 de abril (sexta-feira) às 18h.

A noite contará com uma mostra completa das fotos que ilustram a obra – belos casamentos de arquitetura pombalina. Todas as fotos foram capturadas por Meireles Jr. no Centro Histórico de São Luís e em diversas cidades de Portugal.

O fotógrafo Meirelles Jr com a nova edição de luxo do livro “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa”, que terá noite de autógrafos na Livrarei Amei no São Luís Shopping dia 04 de abril.

DE RELANCE

Niver de Luiz Eduardo Fernandes

O jovem Luiz Eduardo Sereno Fernandes está comemorando 21 anos hoje, a maioridade plena. e o fará recebendo um grupo de amigos de sua geração e, também, de seus pais, Melina e Luiz Carlos Cantanhede, para um jantar em sua residência, no Calhau. 

Vinte anos sem João Paulo II

A morte de um Papa é daqueles fatos marcantes, que fazem a gente lembrar onde estava quando o episódio ocorreu. Era final de tarde de sábado no Brasil, em 2 de abril de 2005, há 20 anos, quando o Vaticano anunciou o falecimento de João Paulo II, e eu estava saindo de casa, em São Luís, rumo a São Paulo, de onde segui para Roma.

Desembarquei no coração da fé católica. Ali entendi que a morte de um Papa é apenas o início de uma série de rituais. Não consegui me aproximar do corpo de João Paulo II, nem fui ao enterro. Do hotel, acompanhei o início do conclave e ouvi as especulações até a fumaça branca anunciar Josef Ratzinger ungido Bento XVI.

Lembro dessa história não só pela data, mas pelo fragilizado estado de saúde do Papa Francisco. As histórias entre os dois papas cada vez mais se aproximam: como João Paulo II, o primeiro papa não italiano em 455 anos, o argentino é o primeiro oriundo da América Latina. Eles quebraram tradições. O polonês foi o primeiro a se tratar em um hospital – a clínica Gemelli – até então, a saúde dos papas era guardada a sete chaves.

O estilo carismático também os aproxima, assim como a busca pelo diálogo interreligioso, a humanização da figura do Pontífice e a humildade. Também os une o papel geopolítico: João Paulo II e Francisco se mostraram à altura dos desafios da humanidade, o primeiro durante a Guerra Fria, e o segundo, na pandemia.

Os dois, entretanto, têm diferenças de enfoque teológico: o polonês era intransigente defensor da tradição, enquanto o argentino vem tentando implementar uma agenda mais inclusiva – a passos lentos, como, aliás, se move a Igreja.

Um exemplo de amor ao próximo

Com sede em São Luís e presença operacional em diversos estados e países, a Shipping Protection, agência especializada em serviços para empresas de navegação dá o exemplo de responsabilidade social em uma gestão que prioriza a agenda ESG.

A iniciativa mais recente da empresa, comandada pelo CEO Kledilton Cutrim Pinto foi firmar uma parceria com a Casa de Apoio Viver; para abrigar em um imóvel da empresa, pessoas assistidas pela entidade em tratamento de saúde na capital maranhense.

Há 5 anos a Casa de Apoio Viver acolhe famílias e pacientes oncológicos vindos do interior e de outros estados em tratamento na Capital, com capacidade máxima de abrigar até 30 pessoas em sua sede no Filipinho.

Mas, segundo o Presidente da entidade Clézio Araujo, agora com essa parceria, serão oferecidas mais 10, o que significa garantir vida e dignidade para pessoas duplamente fragilizadas, por serem socialmente vulneráveis e estarem com a saúde abalada.

Um exemplo de amor ao próximo...2

“Somos muito gratos à Shipping Protection, que tem acolhido muito bem as famílias que enviamos. Assim, falamos também a acolhedor, além de pacientes oncológicos, pessoas com doenças neurológicas em tratamento na Casa de Apoio Ninar” destaca o Presidente da Casa de Apoio Viver, Clézio Araújo.

Muitas dessas pessoas apoiadas pela entidade enfrentam a dura realidade de não ter onde ficar durante semanas ou meses de sessões de quimioterapia e radioterapia, o que acaba levando parte delas à interrupção do tratamento, por falta de condições financeiras básicas, como hospedagem e alimentação.

Para ajudar a mudar esse quadro, a Shipping Protection decidiu, sem nenhuma exigência legal ou contrapartida fiscal, ceder dois quartos do seu imóvel na Rua de Nazaré, aos assistidos pela Casa de Apoio Viver. As duas suítes disponibilizadas são confortáveis, climatizadas, mobiliadas e com banheiro privativo; e representa um alento para quem enfrenta o desgaste físico e emocional do tratamento do câncer longe de casa.

Além da estrutura, a empresa também fornece alimentação completa aos hóspedes durante toda a estadia.

Continua após a publicidade..

Medicamentos e farmacêuticos

A Justiça Federal do Distrito Federal suspendeu a resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que autorizava a prescrição de medicamentos por farmacêuticos.

A decisão foi tomada a partir de ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Na decisão, o juiz federal Alaôr Piacini afirmou que a resolução do CFF que autorizou a medida invade as atividades privativas dos médicos. “O balcão de farmácia não é local para se firmar diagnóstico nosológico de uma doença, porque o farmacêutico não tem competência técnica, profissional e legal para tal procedimento”, afirmou o magistrado, acrescentando que a medida afrontava a Lei do Ato Médico.

A resolução do conselho autorizava os farmacêuticos a prescrever medicamentos, incluindo os de venda sob receita, renovar prescrições e prescrever medicamentos em atendimento a pessoa sob risco de morte iminente.

Segundo o juiz, no entanto, somente o médico tem competência legal e formação profissional para diagnosticar e, na sequência, indicar o tratamento terapêutico.

Oposição pressiona Motta

O PL decidiu entrar em obstrução total na Câmara dos Deputados com o objetivo de pressionar o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), a dar andamento à anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A expectativa é de que Motta paute um pedido de urgência para análise da proposta.

Deputados do partido não deverão registrar presença no plenário e tampouco nas comissões de mérito.

– A orientação é para obstruir todas as pautas. Nada mais importante agora do que buscar reparação para as centenas de presos e refugiados políticos do Brasil – afirmou o líder da oposição, Luciano Zucco (RS).

Terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) teve a sessão cancelada em razão do movimento.

Oposição pressiona Motta...2

A oposição já estava em obstrução parcial desde que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe em 2022, na semana passada.

O PL não entrou formalmente na obstrução, mas alguns deputados da legenda apoiaram o movimento. Agora, porém, há disposição de fazer uma obstrução completa.

– Para nós, é obstrução total enquanto não resolvermos a anistia – afirmou o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), em entrevista ao jornal O Globo.

Motta reuniu-se com Sóstenes no início da tarde de terça-feira e pediu tempo para consultar outros líderes a respeito do assunto.

Oposição pressiona Motta...3

Parlamentares próximos ao presidente da Câmara cogitaram, em vez de pautar o requerimento de urgência, enviar o projeto para uma comissão especial, mas a ideia é rechaçada pelo PL, que quer acelerar a tramitação.

Partidos como PP e PSD, que integram a base governista, além do Novo, também pediram para que o pedido de urgência seja colocado em votação.

A obstrução ameaça a votação de projetos como o da liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em caso de nascimento ou adoção de filho, e o de incentivos para a fabricação de itens de saúde.

Essas discussões têm sido adiadas por falta de acordo.

É hoje, às 18h, na Livraria AMEI, o lançamento, em noite de autógrafos, do mais novo livro de Marcelo Saldanha: “TURISMO – nem tudo o que reluz é ouro”

O mundo tremeu

Trump conseguiu que o mundo o temesse. E agora?

Se o que Donald Trump desejava era ser temido pelo mundo, como deu a entender ainda desde a campanha eleitoral, conseguiu. Na véspera de seu “Liberation Day”, suas ameaças de novas tarifas são o principal assunto do planeta, sem que ninguém saiba de detalhes – nem alguns dos mais próximos aliados.

No Brasil, as reações oscilam entre o pragmatismo de quem sabe que uma retaliação pode ser um tiro no pé, o espanto de quem acreditava que – mais um – moderaria o discurso depois de alcançar o poder e o temor de quem sabia o que esperar ainda antes que começasse.

No Congresso, sob a liderança da insuspeita – no sentido de ter preconceito em relação a Trump – ex-ministra da Agricultura Teresa Cristina, avança uma proposta para dar ao Brasil mais poder de reação.

Revolução de costumes

É comovente e encorajadora a postura de vida do paratleta e apresentador de TV Fernando Fernandes. Faz da sua condição de cadeirante um grito de libertação e inclusão.

A visibilidade que lhe é dada hoje pelas diferentes mídias transcende o mundo do esporte, servindo de estímulo a uma verdadeira revolução de costumes.

Troca a corriqueira visão da limitação da necessidade especial pela promissora oportunidade de superação.

O dia da mentira

Mais um sinal dos novos tempos, a obsolescência e desuso do famoso 1º de abril, o Dia da Mentira, dia da brincadeira e da anedota.

Lembro-me bem, nos idos das décadas de 1980 e 1990, o protagonismo da data nas escolas. A garotada se divertia pregando peças, contando histórias e brincando. Até mesmo em nossos lares éramos vítimas dos nossos próprios pais, que, com mais experiência, nos aplicavam peças mais elaboradas e divertidas.

Em tempos de redes sociais e IA, tornou-se politicamente incorreto e até mesmo perigoso brincar com o 1º de abril.

Para escrever na pedra:

 “Nada nem ninguém nos pertence. As pessoas chegam, cumprem seu papel e, às vezes, partem. O apego nasce da ilusão de permanência, mas tudo na vida é movimento”. De Alexandro Gruber.

TRIVIAL VARIADO

Fram2: a SpaceX lançou esta semana a primeira missão tripulada para sobrevoar os polos norte e sul da Terra. Chamada Fram2, a missão com quatro astronautas, deve durar de três a cinco dias e prevê uma série de experiências que poderão ser utilizadas em um futuro voo para Marte. O foguete Falcon 9 partiu da Flórida, nos EUA, na segunda-feira.

Jornada: no próximo dia 7 de maio, em Brasília, a Embrapa lança a Jornada pelo Clima, que vai reunir várias iniciativas e promover debates preparatórios para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).

Guerra comercial: em seu “dia da liberdade”, Trump anuncia tarifa de 10% para produtos comprados do Brasil. O imposto brasileiro está entre os menores na lista de 185 países e territórios. A China pagará 34%.

Mais satélites: a Anatel analisa hoje o pedido da Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, para ampliar a sua cobertura no Brasil.

Falha no serviço: os consumidores ficaram, em média, 10 horas e 14 minutos sem energia elétrica em 2024, segundo dados divulgados pela Aneel.

Maus-tratos: a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma subcomissão especial para fiscalizar denúncias de violações de direitos humanos praticadas contra os presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Maus-tratos...2: a Comissão será formada por 12 membros e produzirá um relatório no final dos trabalhos. Na justificativa do projeto, ele afirmou que familiares dos presos têm denunciado casos de maus-tratos em Brasília, que incluíram tratamento degradante sistemático, violação da intimidade e da privacidade.

Mariscos: a aproximação da Semana Santa movimenta o setor de pescados e mariscos em São Luís, com expectativa de aumento na demanda entre 80% e 90%, segundo empreendedores do setor.

Mariscos...2: apesar da procura ainda discreta nos primeiros dias de abril, comerciantes acreditam que o volume de vendas subirá significativamente nos dias que antecedem a Sexta-Feira Santa.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.