EXPOSIÇÃO

2ª edição da exposição "Caçador de Mim" será aberta nesta quarta-feira (15) em São Luís

A mostra ficará em cartaz na Galeria Floriano Peixoto, no Museu Histórico de Artístico do Maranhão, até o dia 30 de junho.

Na Mira, com informações da assessoria

Artista visual Éder Luna. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A arte como um reflexo da ancestralidade africana, afro-brasileira e da riqueza da cultura popular maranhense ganha destaque na segunda edição da exposição "Caçador de Mim", do artista visual Éder Luna. A mostra será aberta nesta quarta-feira (15) às 17h, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

Com 30 obras, Éder Luna transporta o espectador para o universo das brincadeiras tradicionais, como o bumba-meu-boi e o tambor de crioula, e resgata memórias da infância vivida em Pedreiras, sua cidade natal. O artista também explora a espiritualidade do candomblé em suas telas, retratando os orixás e seus cultos.

“ É um trabalho que tem muito de mim, mas que provoca também a identificação em quem entra em contato com as obras, que reconhece ali suas próprias vivências. Além disso, traz esse reflexo da espiritualidade do candomblé, da devoção e culto aos orixás. Para mim é uma alegria poder compartilhar isso com o público e poder perceber o que a arte desperta e provoca nas outras pessoas”, diz o artista visual. 

A exposição estará em cartaz na Galeria Floriano Peixoto, no Museu Histórico de Artístico do Maranhão, até o dia 30 de junho.

Sobre o artista

Éder Luna, artista visual autodidata, é natural de Pedreiras (MA) e tem uma trajetória marcada pelo estudo e pela dedicação à cultura maranhense. Graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e pós-graduado em História da África e do Maranhão pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (Iesma), ele tem se destacado também como educador e pesquisador.

Além de suas atividades como educador/historiador no programa do Cursinho de Boas, projeto de extensão universitária da UEMA, Luna já atuou como monitor em museus e realizou pesquisas na área da cultura popular maranhense e religiosidade afro. Suas obras, feitas em diversos suportes, como pedras, papéis, telas e painéis de azulejos, têm sido exibidas em diferentes espaços culturais, revelando as raízes e a expressividade da cultura maranhense.

A exposição "Caçador de Mim" é uma oportunidade única para mergulhar na riqueza cultural e espiritualidade que permeiam a arte de Éder Luna, um artista que celebra as tradições de seu povo com orgulho e axé.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.