Obras de 75 artistas do Maranhão e Pará compõem galeria virtual de arte; saiba como acessar
Na plataforma, ainda é possível encontrar mais de 182 trabalhos de artistas maranhenses e paraenses já realizados desde a primeira edição do projeto, em 2020.
SÃO LUÍS - Foram meses de trabalho ao longo de 2023 até que 16 cidades do Maranhão e Pará tivessem suas paisagens transformadas por 75 murais artísticos. Também foram produzidos painéis coletivos de grande dimensão em Buriticupu, no Maranhão, e Belém e Parauapebas, no Pará.
Todas as obras agora poderão ser vistas na galeria virtual do projeto pelo endereço arteemcores.art.br. Na plataforma, ainda é possível encontrar mais de 182 trabalhos de artistas maranhenses e paraenses já realizados dentro do projeto, desde a sua primeira edição, em 2020.
Ao longo do ano, o projeto percorreu as cidades maranhenses de Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Arari, Buriticupu, Igarapé do Meio, Pindaré-Mirim, Santa Inês e São Pedro da Água Branca. Todas ganharam intervenções artísticas. O objetivo agora é dar maior visibilidade para as obras dos artistas participantes, ultrapassando barreiras físicas e de acesso por meio da plataforma virtual, valorizando a arte urbana e suas diversas expressões artísticas.
Os trabalhos desenvolvidos refletem o talento, a criatividade e as experiências coletivas dos participantes durante as atividades de formação. Os painéis criados reúnem técnicas como grafite, estêncil e colagem, entre outras.
A estudante Emily Leão, de São Pedro d’Água Branca, participou das duas últimas edições do projeto Arte em Cores. Para ela, ter imagens das obras que produziu compondo atualmente a galeria virtual é uma bela chance de projetar seu talento para que pessoas de qualquer lugar do mundo possam conhecer.
Continua após a publicidade..
“Acho que não teria uma oportunidade parecida se não fosse pelo projeto. Só de pensar que tantas pessoas de diferentes lugares e regiões irão ter a oportunidade de ver minhas artes, isso já me traz muita satisfação. Esse acesso me deixa com um friozinho na barriga. Espero que o público goste e consiga sentir a energia da minha arte. Estou muito grata por isso”, afirmou.
Impulso
O Arte em Cores visa capacitar e promover artistas visuais, com recursos como videoaulas de artes e monitorias, além de incentivo financeiro para produção de obras de arte urbana. O projeto já realizou 182 painéis no Maranhão e no Pará.
Para chegar a este resultado, foram promovidos chamamentos abertos a artistas dos municípios atendidos pelo projeto. Os artistas receberam subsídio financeiro para a aquisição de material para a produção dos murais, além de capacitação e aperfeiçoamento técnico.
Uma comissão de seleção elegeu os artistas, que passaram para a segunda etapa do Arte Cores, quando são elaborados os painéis coletivos. Em 2023, foram produzidos três: um em Buriticupu (MA), e outros dois no estado do Pará.
“O projeto já passou por 47 comunidades do Maranhão e do Pará, já teve a participação de cerca de 175 artistas, e é voltado para a arte em espaços públicos. Propõe a intervenção artística essencialmente em espaços públicos, executadas por artistas locais, dos municípios onde o Arte em Cores está sendo realizado a cada edição. O foco é a arte voltada para colorir as cidades e também para apresentar artistas locais para as comunidades onde eles vivem. Uma maneira de dar visibilidade e também democratizar a arte”, pontuou André Amparo, coordenador do projeto Arte em Cores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira