SÃO LUÍS - A Companhia Barrica do Maranhão realiza, nesta sexta-feira (27), um cortejo natalino pelas ruas do Centro Histórico da capital maranhense mostrando seu espetáculo temático Natalina da Paixão. A concentração será às 17h, com largada do Shopping Rua Grande. O cortejo seguirá em direção à Praia Grande. A iniciativa é do projeto ‘Andanças Fulgores e Vivas’, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio do Laboratório Cedro e apoio cultural da Via Mundo Intercâmbio & Turismo. A realização é do Ministério da Cultura/Governo Federal.
O cortejo cultural temático será a culminância da programação natalina encabeçada pela Companhia Barrica por meio do espetáculo Natalina da Paixão, que, entre outros lugares, também foi apresentado no Convento das Mercês (Desterro), no Natal Luz do Santuário de Nazaré, no Natal Solidário do Boi de Morros E na confraternização natalina da Fiema.
Após o encerramento do ciclo natalino, o grupo dará início aos preparativos para o Carnaval 2025, apresentando-se na virada do ano, com o Bicho Terra, no Réveillon do Governo do Estado, na Avenida Litorânea.
“Nós estamos reverenciando as nossas homenagens ao nascimento do Menino Jesus com a nossa marca de regionalismo e, em seguida, daremos a largada para o Carnaval 2025”, disse José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica.
Durante o cortejo da Natalina da Paixão, o público será convidado a se juntar ao grupo de músicos, bailarinos e cantores que fazem a representação do nascimento de Jesus, tanto nos tradicionais festejos natalinos, em dezembro, como também no período da Quaresma, quando celebra a ressurreição de Cristo. “Chama-se Natalina da Paixão essa manifestação cultural por vivenciar esses dois períodos marcantes da fé cristã”, frisa José Pereira Godão.
Continua após a publicidade..
Os participantes percorrerão as ruas do Centro Histórico entoando cânticos em gêneros como marchinhas, valsas, chorinhos, chorados, baiões, guarânias, ladainhas do Divino Espírito Santo, minas e outras batucadas. Tudo é inspirado nos cordões de Reis, Pastores e Pastorais, tradicionais da cultura popular maranhense.
Os homens representam as ‘Cristinas de Jesus’ e usam chambres brancos adornados com flores, medalhas e fitinhas santas, carregando um cajado enfeitado com flores e frutos de plástico. As mulheres, por sua vez, representam os patriarcas bíblicos, com suas túnicas coloridas confeccionadas em pano de rede. Elas também usam lenços de cetim na cabeça.
As coreografias da Natalina da Paixão também são inspiradas na diversidade das manifestações artísticas da cultura maranhense, destacando-se passos que caracterizam os seus processos rituais, quer na dança individual de um personagem, quer na mise-en-scène coletiva do grupo.
O projeto ‘Andanças, Fulgores e Vivas’ revela-se um incentivo fundamental para que a Companhia Barrica leve arte, alegria e cultura a todos os lugares onde se apresenta, tanto na capital quanto em algumas cidades do interior e no exterior.
Saiba Mais
- Companhia Barrica participará da abertura do Festejo de Nossa Senhora da Conceição
- Companhia Barrica contagia moradores de Açailândia e Vitória do Mearim
- Companhia Barrica retoma apresentações itinerantes pelo interior maranhense
- Companhia Barrica dá show em apresentação na Espanha
- Companhia Barrica embarca rumo à Espanha para participar de dois festivais internacionais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira