COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Vida social movimentada

E mais: sucesso da programação alusiva a São Luís na Maria Aragão

PH

Atualizada em 11/09/2023 às 08h45
Marilena e Parmênio Mesquita de Carvalho, um casal sempre em destaque na vida social de São Luís

Vida social movimentada

O domingo registrou uma grande movimentação de nomes conhecidos no almoço do restaurante Mamma.

Por lá foram vistos o empresário Parmênio Mesquita de Carvalho (CEO do Grupo Canopus) com a esposa Marilena, o filho Thiago e a nora Luciana. Em outra mesa, Thatiana e César Bandeira formavam grupo com Ana Lúcia e Amaro Santana Leite, Flávia e Nilson Ferraz, Teresa Martins e este Repórter PH.

Outro grupo animado era comandado pelo leiloeiro Vicente Albuquerque, que esta semana vai com toda a família para um giro na Flórida.

 Também foram vistos por lá, José Pergentino Pinheiro e Ângela Hadade, a juíza de Direito Alice Rocha com a filha Morgana e os netos, o médico Márcio Assub, Jaime Cruillas Neto, entre muitos outros.

Círio e gastos

Maranhão, Ceará, São Paulo e Amazonas lideram o ranking dos Estados que mais enviam turistas ao Pará no período do Círio, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Turismo daquele estado.

Neste ano, o Pará deve receber 80,5 mil visitantes durante a quadra nazarena. Este número representa aumento de 33,7% em relação ao ano passado.

Juntos esses turistas devem movimentar algo em torno de R$ 150 milhões, 33,6% a mais que no Círio de 2022.

A estimativa é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

--------------------------------------------------------------------

Baleiro na festa de Mutinho

No próximo dia 16 (sábado), o público da cidade de Santos (SP) terá a oportunidade única de assistir a uma apresentação especial do músico Mutinho, amigo e parceiro de uma geração de grandes nomes que influenciaram fortemente a canção brasileira.

Acompanhado de banda, o músico, de 82 anos, realizará o show de lançamento do álbum "Casa de Mutinho'', no Teatro Guarany, às 20h30.

O álbum reúne o maranhense Zeca Baleiro, Fernanda Takai e o parceiro Toquinho.

Memória viva da música popular

Produzido a partir de recursos do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac), o disco, com 15 faixas, foi gravado para celebrar a trajetória do baterista e compositor, considerado uma espécie de memória viva da música popular.

Um dia antes (15 de setembro), o disco estará ainda disponível, pela gravadora Kuarup, nas plataformas digitais.

Mutinho, que é gaúcho, sobrinho de Lupicínio Rodrigues (Nervos de Aço, Esses Moços), gravou e fez nome com Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Toquinho, Miúcha, Elis Regina, Leny Andrade, conta com um time especial interpretando suas composições neste novo trabalho, após seis anos.

Nem todas são inéditas. Algumas delas estavam no disco ''Casa de Brinquedos'', de 1983, compostas em parceria com Toquinho, só que agora ganharam uma nova cara com Zeca Baleiro.

Considerado uma espécie de memória viva da música popular, o compositor Mutinho com o seu inseparável violão

DE RELANCE

Depoimento de amigo

Em plena semana do aniversário de São Luís recebemos um depoimento que massageou o coração deste Repórter PH. É assinado pelo procurador federal e intelectual Georgino Melo e Silva:

“Lendo o magnífico Caderno PH REVISTA, sem dúvida o mais bem escrito semanário do jornalismo brasileiro, o que podemos dizer é que maravilhamento é a exata palavra para definir a nossa sensação. Maranhense de Presidente Dutra, Pergentino Holanda faz parte de um time onde jogaram Rubem Braga, Drummond, Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Antônio Maria e Paulo Mendes Campos, José Chagas, Josué Montello e ainda joga José Sarney. Alguém já afirmou que a crônica é um gênero anfíbio em que o autor está e não está presente. Na pena de Pergentino nos sentimos fugir do abismo do próprio narcisismo para poder amar e agradecer o dom da vida. O talento literário de PH é uma poderosa vacina para nos livrar da tristeza”.

Protagonismo dos TCEs

O Tribunal de Contas do Estado do Pará defende protagonismo dos Tribunais de Contas para a sustentabilidade na Amazônia. Durante o painel, discutiu-se o papel do controle externo nas iniciativas públicas dedicadas às questões ambientais.

A atuação dos Tribunais de Contas do Brasil na aplicação das políticas ambientais voltadas para a sustentabilidade da Amazônia foi o destaque da programação de sexta-feira, na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, evento realizado em Belém.

A Conferência reuniu lideranças governamentais e de povos e comunidades tradicionais, de organismos internacionais, embaixadores, universidades, autoridades militares e do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Durante o painel, discutiu-se o papel do controle externo nas iniciativas públicas dedicadas às questões ambientais, no contexto da utilização eficiente e sustentável dos recursos naturais da Amazônia.

O Presidente do TCU, que participou por vídeo do evento, discorreu sobre a colaboração dos Tribunais de Contas em intervenções pelas mudanças do clima global, no combate ao permanente avanço do desmatamento e às demais degradações ambientais.

----------------------------------------------------------

Comemorando o sucesso da programação festiva em homenagem aos 411 anos de São Luís, na Praça Maria Aragão, o prefeito Eduardo Braide, ao lado da primeira-dama, Graziela Braide, entre o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe (D), e o secretário adjunto de Cultura, Henrique Almeida (E)

(Foto: Bia Guterrez)

 ------------------------------------------------------------------

O exemplo paraense

Os jogadores e a comissão técnica da Seleção Brasileira deixaram a capital paraense após a goleada sobre a Bolívia com uma atmosfera mágica para a próxima partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, contra o Peru, na terça-feira, 12.

A presença dos torcedores na frente do estádio, cantando o hino nacional à capela, sem dúvida ficará marcada na memória dos jogadores.

Continua após a publicidade..

Aliado à estrutura do Estádio Olímpico do Pará, o entusiasmo da torcida faz com que a CBF estude programar novas partidas para Belém.

Casamentos e polêmica

Apesar de já ter sido reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a união civil entre pessoas do mesmo sexo ainda está sendo apreciada na Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei apresentado em 2007 teve autoria do então deputado Clodovil Hernandes, falecido em 2009, há 14 anos.

Por ironia a relatoria da matéria caiu nas mãos do deputado Pastor Eurico (PL-PE), que já manifestou posição contrária e pediu a rejeição do projeto.

Depois de alguns adiamentos, a votação do relatório está marcada para a próxima quarta-feira, 13. Enquanto não ocorre, fora dos muros do Congresso, os casamentos homoafetivos acontecem todos os dias e os números só crescem.

No Maranhão esse tipo de união cresceu mais 1.400% nos últimos dez anos.

Morre Domenico De Masi

O sociólogo italiano Domenico De Masi morreu, aos 85 anos, em Roma. Estudioso das transformações sociais e sistemas trabalhistas ao longo dos anos, ele teve a morte confirmada no sábado.

De Masi criou o conceito do “ócio criativo”, em que argumenta que o tempo livre não é algo negativo, mas sim fundamental para estimular a criatividade individual e a produtividade.

Segundo ele, para aplicar a teoria na prática seria necessário unir outros três conceitos: o trabalho, o estudo e o jogo.

“É pelo trabalho que produzimos riqueza, pelo estudo que produzimos conhecimento e pela diversão que produzimos alegria. Ócio criativo é a união desses três fatores”, escreveu.

Morre Domenico De Masi...2

Em suas teses, De Masi abordava temas como desemprego em massa e a crise econômica. Antes mesmo da pandemia da covid-19, ele já defendia o trabalho a distância, destacando o aumento da produtividade em home office.

– O teletrabalho permite combinar trabalho, estudo e lazer: ou seja, permite o ócio criativo – disse em entrevista no Brasil.

Nascido em Rotello, cidade na região sul da Itália, o sociólogo era defensor do acesso universal e gratuito dos jovens italianos às universidades, com a extinção das taxas universitárias.

Segundo De Masi, o investimento na formação acadêmica seria uma das formas de diminuir os índices de criminalidade no país.

– O diploma não serve para encontrar trabalho. Pode até ajudar, mas serve especialmente para formar cidadãos – disse, em entrevista ao jornal Il Manifesto, em 2016.

Morre Domenico De Masi...3

O sociólogo italiano era considerado um dos intelectuais mais próximos ao Movimento 5 Estrelas, partido da Itália. Seus estudos tiveram grande influência sobre Giuseppe Conte, primeiro- ministro italiano entre 2018 e 2021. Em 2019, De Masi colaborou na criação da renda básica de cidadania, benefício direcionado às famílias de baixa renda do país.

Além de lecionar na Universidade La Sapienza de Roma, De Masi também foi reitor da faculdade de Ciências da Comunicação da renomada instituição italiana. Na visão do sociólogo, o pensamento está à frente do trabalho e funções que não necessitam de criatividade deveriam ser feitas por máquinas.

Estudioso tinha conexão com o Brasil

Além de receber o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro em 2010, De Masi também foi homenageado pela Universidade de Caxias do Sul, em 2017, ao receber o título de Doutor Honoris Causa, pela contribuição às ciências, às artes e às letras.

Autor de mais de 20 livros, em sua maioria voltados a estudos e conceitos da sociologia do trabalho, De Masi analisou o Brasil em uma de suas obras.

Em O Futuro Chegou (2014), destacou que o país tinha, enfim, a oportunidade de criar o seu próprio modelo de sociedade diante da crise estabelecida na América do Norte e na Europa, de onde a nação sul-americana tinha, durante séculos, copiado sistemas.

 ----------------------------------------------------------------

Ontem, o grande mestre e admirável sociólogo Domenico De Masi nos deixou. Domenico pensou o Brasil e o mundo . Ele lutou por um mundo mais justo e tinha o ser humano como o centro de suas reflexões. Na foto,e ele é visto com o maranhense Georgino Melo e Silva

Para escrever na pedra:

“O ócio pode transformar-se em violência, neurose, vício e preguiça, mas pode também elevar-se para a arte, a criatividade e a liberdade”. De Domenico De Mais.

TRIVIAL VARIADO

Saúde em risco: pesquisa revela que o número de casos de câncer entre pessoas com menos de 50 anos aumentou 79% nas últimas três décadas.

Crise climática: a temperatura mundial deve aumentar em 2,6°C até o ano de 2100, aponta relatório da Organização das Nações Unidas.

“Estamos sendo perseguidos e injustiçados”. Desabafou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro durante culto evangélico no Distrito Federal. Com a bandeira do Brasil nas costas, ela chorou e disse se sentir traída por antigos colegas.

Ana Lúcia e Amaro Santana Leite foram vistos no começo da noite de ontem na sessão da tarde do Circo Americano com o filho dele, Alan Leite e a esposa Taís com os dois filhos.

Depois do circo, os Leite foram jantar no restaurante Amendoeira, atraídos pelo excelente espaço Kids, que as crianças adoram. Tais e Alan deram uma boa notícia para Amaro: ele vai ganhar brevemente mais um neto, cujo nome será Eduardo Leite.

Nesta data, em 1973, um golpe militar no Chile, liderado pelo general Augusto Pinochet, derrubou o presidente Salvador Allende. Pinochet ficaria no poder até 1990.

Também nesta data, em 2001, ocorreu o atentado às Torres Gêmeas em Nova York, nos Estados Unidos. Mais de 2,5 mil pessoas morreram no ataque do grupo terrorista Al-Qaeda.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.