COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Bianca Klamt brilhou no Gala de Outubro

E mais: a cobertura completa da festa do dia 25

PH

TOP MODEL de prestígio internacional, a maranhense Bianca Klamt Motta brilhou intensamente no Gala de Outubro, o baile que celebrou os 55 anos de Jornalismo do Repórter PH, realizado no Hotel Blue Tree Towers São Luís, e é o destaque de Capa do PH Revista deste fim de semana

-----------------------------------------------------------------------------------

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

-----------------------------------------------------------------------------------

Fábula de La Fontaine

Na fábula de La Fontaine, se bem me lembro, um velho lenhador escorrega e deixa cair o pesado feixe que carregava. Indignado, pragueja:

– Que vida desgraçada. Melhor seria a morte!

Pimba. Aparece diante dele a velha senhora, com a sua conhecida indumentária e o inconfundível instrumento de trabalho.

– Chamou? Chamou?

Apavorado, o homem sai pela tangente:

– Sim, para que me ajude a colocar novamente a lenha nas costas.

Fábula de La Fontaine…2

Tem lá a sua graça, mas a indesejada senhora que está de aniversário neste sábado também pode se tornar querida. É o que sugere o romance do português José Saramago, As Intermitências da Morte, que relata uma inédita greve da dama das trevas. Num país imaginário, as pessoas simplesmente param de morrer. Todos sobrevivem a acidentes de trânsito, tentativas de homicídio, desabamentos e doenças. Ficam estropiados, sofrem, entram em coma, mas não partem.

A população entra em pânico, os governantes ficam confusos, há um abalo na economia e os religiosos, que vendem o seu peixe em troca da ressurreição, revoltam-se contra as autoridades. Mas quem pode fazer alguma coisa? A causadora de todos os transtornos, embora seja a mais democrática das criaturas – juíza isenta e lúcida, que não se deixa subornar nem iludir, incorruptível, absolutamente equânime nas suas escolhas, campeã da igualdade –, é também uma déspota. Não dá satisfações para ninguém, nem nas suas ações nem nas suas omissões.

Fábula de La Fontaine...3

Caçadora paciente e perseguidora implacável, acompanha-nos desde o primeiro dia da nossa existência, à espera do encontro que só ela marcou.

Há quem a rejeite de forma absolutamente radical, como uma outra dama amargurada que assim se manifestou: “Acho a morte tão horrível que odeio a vida por me conduzir a ela”. Há, porém, quem a ame de verdade, como o poeta que diz: “Louvada a morte, que nos faz irmãos”.

Pretensiosamente, contraponho-me aos dois: Louvada a vida, que nos conduz ao amor.

A verdade verdadeira é que só morrem os que são amados, pois a rainha dos desígnios insondáveis tem o poder de deixar na alma daqueles que ficam uma tatuagem indelével chamada saudade.

Saudade que nunca passa

Era o ano de 2009 e esta coluna noticiava no dia 1º de novembro: “neste ano não foram poucas as festas promovidas em comemoração aos oitenta anos de figuras humanas e queridas de nossa cidade. Vários octogenários chegaram a ser reverenciados e homenageados por atingir uma etapa de vida lúcidos, saudáveis, otimistas e felizes. Esse estado de espírito decorre da qualidade de vida que hoje a ciência proporciona aos portadores de idade avançada”.

Entre os amigos que naquele ano completaram oitenta anos e receberam merecidas homenagens anotamos: Terezinha Ericeira, Clarice Haickel, Terezinha Sauaia, Desembargador Arthur Almada Lima Filho, Cel. Carlos Alberto Salim Duailibe, arquiteto Cléon Furtado e o poeta Manuel Lopes.

Decorridos 15 anos, não resta mais um deles sequer para receber o nosso abraço.

Resta só a saudade que nunca passa!

Urina na praça

Por falta de mictório público no centro da cidade, é comum homens serem vistos urinando em plena Praça João Lisboa. Igualmente na Praça Benedito Leite.

Em determinados pontos dos tradicionais logradouros públicos, é tão forte o odor de urina que pessoas que por lá transitam são obrigadas a usar lenços para tapar o nariz.

A prática de urinar na praça João Lisboa ou na praça Benedito Leite é tão trivial que até mulheres já passaram a fazê-lo sem nenhum pejo ou pudor.

No meio da semana, uma moça baixou a calcinha nas proximidades da estátua de João Lisboa e deixou que a urina caísse à vontade.

Ao terminar o ato recebeu aplausos dos que presenciaram a cena inusitada e inédita.

Peru natalino

Na primeira semana de novembro chegam às lojas de supermercados de São Luís a primeira remessa de aves natalinas congeladas.

A chegada desses tradicionais produtos de final de ano acontece com 15 dias de antecedência, em relação ao ano passado.

Essa antecipação da oferta é uma estratégia das lojas para facilitar a escolha e a compra por parte do consumidor.

Para abastecer as unidades de todo o Nordeste, foram compradas mais de 600 toneladas desses itens.

A expectativa é que a venda das aves natalinas seja 10% maior que a registrada em 2023.

“Douce France”

Fato pouco conhecido: foi na cidade paulista de Amparo, onde passava férias nos anos 40, que Charles Trenet compôs a letra e a música de uma das mais célebres canções francesas – “Douce France”.

Continua após a publicidade..

Ela figura entre as composições européias que mais recolhem direitos autorais no mundo.

Nova idade

O aniversariante deste domingo é o empresário e ex-presidente da Federação do Comércio do Maranhão, José Arteiro da Silva.

Nascido no dia 3 de novembro de 1938 na cidade de Itarema, no estado do Ceará, José Arteiro chegou a São Luís no ano de 1961, onde desenvolveu sua carreira empresarial.

Pai de nove filhos, católico fervoroso e portador de vários títulos e homenagens, José Arteiro se destacou no Maranhão também pelo seu trabalho à frente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, expandindo os serviços dessas entidades para todo o estado.

Aposentado, vive longe dos conchavos empresariais e das reuniões sociais.

José Arteiro da Silva é o aniversariante deste domingo, 3 de novembro

 DE RELANCE

Os feriados de 2025

Depois de um 2024 com poucos feriados prolongados, 2025 promete um pouco mais de descanso para o trabalhador – especialmente para aqueles que podem emendar feriados.

A melhor oportunidade de viajar será em abril. A Sexta-Feira Santa (18 de abril) se somará ao feriado de Tiradentes (21 de abril), que cairá numa segunda-feira, totalizando quatro dias seguidos de descanso.

Outros feriados serão em quintas-feiras, o que pode demandar uma conversa com a chefia para poder emendar a sexta-feira. São eles o Dia do Trabalhador (1º de maio), Corpus Christi (19 de junho) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

Serão perdidos, infelizmente, quatro feriados que acontecerão em finais de semana. Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro) cairão em domingos, enquanto o feriado da Proclamação da República (15 de novembro) será em um sábado.

Em 2025, a terça-feira de Carnaval será no dia 4 de março. Já o Natal (25 de dezembro) e o Ano Novo (1º de janeiro de 2026) cairão em quintas-feiras.

Assim sendo, programe-se com antecedência para aproveitar essas folgas ao máximo.

No Gala de Outubro, o jornalista Evandro Júnior, responsável pela edição especial do caderno PH Revista sobre a festa, é visto com Tereza Braúna Moreira Lima e Adelaide Campelo que, na próxima semana, vai curtir férias de trabalho viajando por Minas Gerais

SOS Aterro

O Parque Estadual João Paulo II, no aterro do Bacanga, está necessitando de cuidados dos poderes públicos. As instalações do papódromo, onde o Santo Padre rezou a missa em 1991, desapareceram praticamente por cinta da rapinagem e vandalismo de que foram alvo.

É de se esperar que a gestão competente do prefeito reeleito Eduardo Braide providencie a restauração do aterro, que, além de garantir a proteção de uma área nobre do Centro Histórico, pode se converter numa formidável área de lazer.

Brandão e reivindicação da FIEMA

Em resposta a um pleito da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), o governador Carlos Brandão assinou decreto concedendo crédito presumido de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a indústria maranhense de laticínios.

A medida, assinada ontem (01/11), visa fortalecer o setor e equipará-lo aos benefícios fiscais já desfrutados por concorrentes em outros estados, como a Bahia.

A renúncia fiscal decorrente do decreto pode chegar a quase R$ 1 milhão por ano, com base na média da arrecadação dos dois últimos anos.

A lei, que revoga o Decreto nº 39.432, de 10 de outubro de 2024, especifica os produtos beneficiados: leitelho (subproduto da fabricação da manteiga), leite e creme de leite coalhados, iogurte, quefir e outros leites e cremes de leite fermentados ou acidificados (mesmo concentrados, com adição de açúcar ou outros edulcorantes, aromatizados ou com frutas ou cacau); soro de leite (mesmo concentrado ou adicionado de açúcar ou outros edulcorantes); produtos constituídos por componentes naturais do leite (mesmo com adição de açúcar ou outros edulcorantes); manteiga; queijos e requeijão; leite em pó em embalagem de 25kg, leite UHT, creme de leite e leite condensado.

Brandão e reivindicação da FIEMA...2

A concessão do crédito presumido, equivalente a 100% do imposto incidente nas saídas dos produtos, é condicionada à opção do contribuinte, à sua regularidade fiscal e cadastral, e ao controle do Serviço de Inspeção Federal, Estadual ou Municipal.

A medida se baseia no benefício previsto no Decreto nº 13.780/2012 do Estado da Bahia, reconhecido pelo SE/CONFAZ sob o nº 20/2018, e encontra respaldo legal na Lei Complementar Federal nº 160/2017 e no Convênio ICMS 190/2017 do CONFAZ, que permitem a adesão a incentivos fiscais de outros estados da mesma região.

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), que vinha pleiteando essa medida junto ao governo estadual, comemorou a decisão.

O presidente da entidade, Edilson Baldez, afirmou que o crédito presumido proporcionará maior competitividade à indústria local, gerando mais empregos e renda para o Maranhão. “Essa conquista é fruto de um diálogo constante com o governo, que demonstrou sensibilidade para com as demandas do setor”, pontuou Baldez.

Para gravar na pedra:

“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada”. De Clarice Lispector.

TRIVIAL VARIADO

A proporção de lares urbanos brasileiros com internet passou de 13% para 85% em quase duas décadas, caminhando rumo à universalização. Os dados são da pesquisa TIC Domicílios.

Os resultados foram apresentados em Brasília, durante a 10ª edição da Semana de Inovação, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Quase sete anos depois, o Tribunal do Júri condenou ex-PMs pela execução de Marielle Franco e Anderson. Assassinos confessos da vereadora do Rio de Janeiro e de seu motorista, em emboscada montada em março de 2018, Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz pegaram, respectivamente, 78 anos e 59 anos de cadeia.

Fotógrafos que trabalham em órgãos públicos têm tido cada vez mais dificuldade para captar imagens abertas em que boa parte da plateia não apareça mexendo no celular enquanto alguém fala. Pode? Pode, mas não é de bom tom.

A semana chega ao fim com mais dados a atestar o bom momento da economia real no país. O IBGE mostrou ontem que a taxa de desemprego no terceiro trimestre recuou para 6,4%, a menor para o período desde o início da série histórica, em 2012.

Ninguém mais anda com dinheiro vivo. Táxis são pagos com Pix. Motoristas de aplicativo são pagos automaticamente, a partir das informações do cadastro. Restaurantes são pagos com cartão. Até lavador de carro fornece seu telefone ou CPF para transferência.

Este Repórter PH já foi abordado na rua por mendigo que rebateu dizendo que aceitava Pix quando mostrei as mãos vazias e falei que não tinha nada.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.