Festival

Programação do 'Maranhão na Tela' começa no dia 4 de setembro

Programação completa do Festival conta com mais de 250 filmes.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 28/08/2023 às 14h10
Cena do filme de estreia: "Tire 5 Cartas' (Foto: Divulgação)

A abertura da edição de 15 anos do ‘Maranhão na Tela’ acontece no dia 4 de setembro, às 19h30, no Kinoplex Golden – Golden Shopping Calhau, com a exibição de Tire 5 Cartas”. O filme, que é protagonizado por Lilia Cabral e foi produzido por Joaquim Haickel e Elisa Tolomelli, contará com exibição simultânea em duas salas, num total de quase 600 lugares, destinados ao público que está ávido para assistir ao maior longa-metragem já realizado no Maranhão.

A programação completa do Festival conta com mais de 250 filmes organizados em cinco mostras, que incluem 173 animações realizadas por estudantes dos cinco continentes, 72 filmes maranhenses exibidos em categorias competitivas e informativas, cinco longas-metragens em pré-estreias com presença confirmada de diretores e elenco e quatro curtas-metragens nacionais também inéditos no Maranhão. Uma verdadeira maratona cinematográfica que também inclui a realização de uma masterclass, além de debates e sessões exclusivas para acessibilidade.

Clique aqui e confira toda a programação do Maranhão na tela

Os homenageados desta edição comemorativa são a atriz Dira Paes e o poeta Celso Borges, falecido em abril deste ano. A atriz será homenageada no dia 5 de setembro com a exibição especial do filme “Pureza, em um momento especial no qual acontecerá seu encontro com Dona Pureza Lopes Loyola e o diretor do filme, Renato Barbieri. Dira Paes também irá ministrar uma masterclass, destacando etapas fundamentais da sua consagrada carreira como atriz.

A homenagem a Celso Borges será no dia 9, com a estreia de “Miguel Damus e “José, dois longas-metragens inéditos, dirigidos pelo poeta, juntamente com Beto Matuck e com produção de Joaquim Haickel. 

A homenagem também terá a exibição do videoclipe da música “São Luís – Havana, composta por Celso em parceria com a dupla Criolina, e do documentário “Nenhuma das Respostas Anteriores”, ambos produzidos exclusivamente para homenageá-lo.

 

 

 

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.