Em São Luís

‘Maranhão na Tela’ promove exibição de filmes maranhenses, pré-estreias nacionais e sessões acessíveis

Abertura da 15ª edição acontecerá no dia 4 de setembro, no cinema do Golden Shopping Calhau, com a exibição de “Tire 5 Cartas”.

Imirante.com

Atualizada em 25/08/2023 às 23h38
A programação do Festival conta com mais de 250 filmes organizados em cinco mostras. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A abertura da 15ª edição do “Maranhão na Tela”, um dos principais festivais de cinema do estado, acontecerá no dia 4 de setembro, no cinema do Golden Shopping Calhau, em São Luís, com a exibição de “Tire 5 Cartas”.

O filme, que é protagonizado por Lilia Cabral e produzido por Joaquim Haickel e Elisa Tolomelli, contará com exibição simultânea em duas salas, em um total de quase 600 lugares.

A programação do Festival conta com mais de 250 filmes organizados em cinco mostras, que incluem 173 animações realizadas por estudantes dos cinco continentes, 72 filmes maranhenses exibidos em categorias competitivas e informativas, cinco longas-metragens em pré-estreias com presença confirmada de diretores e elenco, e quatro curtas-metragens nacionais também inéditos no Maranhão.

Ainda serão realizados 10 debates e três sessões exclusivas para acessibilidade. Os homenageados desta edição comemorativa são a atriz Dira Paes e o poeta Celso Borges, falecido em abril deste ano.

A atriz será homenageada no dia 5 de setembro com a exibição especial do filme “Pureza”, momento especial no qual acontecerá seu encontro com Dona Pureza Lopes Loyola e o diretor do filme, Renato Barbieri. Dira Paes também irá ministrar uma masterclass, destacando etapas fundamentais da sua consagrada carreira como atriz.

Já a homenagem a Celso Borges será no dia 9, com a estreia de “Miguel Damus” e “José”, dois longas-metragens inéditos, dirigidos pelo poeta, juntamente com Beto Matuck e com produção de Joaquim Haickel.

A homenagem também terá a exibição do videoclipe da música “São Luís – Havana”, composta por Celso em parceria com a dupla Criolina, e do documentário “Nenhuma das Respostas Anteriores”, ambos produzidos exclusivamente para homenageá-lo.

Atividades formativas

As ações formativas desta edição de 15 anos contam com a realização de cinco cursos teóricos, duas oficinas práticas e uma masterclass com a Dira Paes.

A primeira oficina prática é de produção de videoclipes e a segunda de produção de documentários, as duas tendo como tema a vida e obra de Celso Borges, um dos homenageados deste ano.

São 34 alunos que foram selecionados previamente, a partir de uma parceria com o IEMA – Unidade Vocacional Escola de Cinema. As duas oficinas apresentarão como resultado um videoclipe e um documentário sobre o poeta maranhense.

Acessibilidade

Serão promovidas três exibições acessíveis, sendo uma exclusiva para surdos, uma para autistas e a terceira para cegos. Cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida também terão 10 espaços fixos nas salas de exibição para qualquer sessão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.