HOMENAGEM

"Maranhão na Tela" homenageia Dira Paes nesta terça-feira (5)

O Festival conta com uma programação especialmente preparada para homenagear a atriz paraense.

Na Mira, com informações da assessoria

A atriz será homenageada diante de Dona Pureza Lopes Loyola, inspiração para o filme "Pureza". (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A tradicional homenagem nacional realizada pelo Festival "Maranhão na Tela" ocorrerá na noite desta terça-feira (5) no Kinoplex Golden, cinema do Golden Shopping e contará com uma masterclass ministrada pela atriz Dira Paes, seguida da exibição especial do filme "Pureza". 

Nesse momento único, a atriz se encontrará com Dona Pureza Lopes Loyola, inspiração para o filme, e o diretor Renato Barbieri. A história da maranhense retrata sua jornada de três anos em busca do filho mantido em cativeiro em uma fazenda nos anos 90. Seu combate ao trabalho em condições análogas à escravidão tornou-a uma referência mundial e trouxe reconhecimento internacional para a ativista. 

“A premiação do TIP HERO, conferido à Dona Pureza Lopes Loyola pela Secretaria de Estado dos Estados Unidos, é de relevância histórica, pois trata-se da única pessoa do Brasil a receber as duas maiores condecorações abolicionistas que conhecemos: o TIP HERO, em Washington, em 2023, e o ANTI-SLAVERY AWARD, conferido pela Anti Slavery International, em Londres, em 1997. É a coroação da luta incansável dessa nossa heroína cabocla em favor dos direitos à vida, vivida de forma impactante por Dira Paes no filme Pureza, como também fortalece sobremaneira a luta abolicionista no Brasil em todos os campos.”, comenta Renato Barbieri.

Sobre Dira Paes

Dira Paes é uma atriz paraense consagrada no cinema, na TV e no teatro. Com mais de três décadas de carreira, ela se destacou em filmes como "2 Filhos de Francisco" e "Divino Amor". Recentemente, protagonizou o filme "Pureza", dirigido por Renato Barbieri, que retrata a história real de uma abolicionista contemporânea, a maranhense Pureza Lopes Loyola. Dira também se prepara para sua estreia como diretora de cinema com o filme "Pasárgada", no qual também escreveu o roteiro e atuou.

No teatro, Dira participou de oito espetáculos dirigidos por nomes consagrados, como Amir Haddad em "O Avarento". Na televisão, acumula 17 trabalhos, incluindo a novela de grande sucesso "Velho Chico", dirigida por Luiz Fernando Carvalho, "Verão 90", dirigida por Jorge Fernando, e o mais recente sucesso da TV Globo, o remake da novela "Pantanal", na qual interpreta a personagem Filó. 

Além de ser uma das atrizes mais premiadas e respeitadas de sua geração, Dira Paes está ativamente envolvida em causas sociais, ambientais e é ativista pelos direitos humanos, sendo uma das dirigentes do Movimento Humanos Direitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.