COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino

Show no Blue Note em SP

Mais: Carta aos candidatos

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
A maranhense Thaynara OG foi recebida como celebridade no show de Antonia Morais, filha de Orlando Morais e Glória Pires

A cantora, compositora e produtora musical Antônia Morais se apresentou ontem à noite no Blue Note, em São Paulo, com um repertório familiar: as canções do pai, o músico Orlando Morais, que fez participação especial no show.

Ressalte-se que o Blue Note é uma franquia do mais famoso templo de jazz de Nova York, localizado no Village e onde eu aplaudi figuras lendárias como Nancy Wilson, Sarah Vaughan, a maranhense Tânia Maria, Bill Evans, o grupo Village Vanguard, Oscar Peterson, a brasileira Lenny Andrade, entre outros não menos famosos.

O setlist também com algumas faixas dos trabalhos anteriores, mas o foco, porém, foi o seu último lançamento: Ímpar 60 (2022), álbum inteiro com regravações de músicas do pai – uma homenagem aos 60 anos do cantor e compositor com mais de vinte anos de carreira.

A artista é fruto do relacionamento de Orlando Morais com a atriz Glória Pires.

Antônia Morais recebeu o carinho dos pais, Gloria Pires e Orlando Morais, das irmãs, Ana e Cleo, e do namorado, Paulo Dalagnoli

Thaynara OG presente no show

Entre as letras do disco e que fizeram parte do show de quarta-feira, estão Cruzando Raios e Rota do Indivíduo, parceria com Djavan. Com arranjos intensos, que envolvem elementos eletrônicos e vozes distorcidas, o trabalho de onze faixas da cantora é um ótimo resgate dos pontos altos da discografia do pai, e, ao mesmo tempo, ressalta a assinatura moderna de Antônia.

Antônia Morais recebeu o carinho dos pais, Gloria Pires e Orlando Morais, das irmãs, Ana e Cleo, e do namorado, Paulo Dalagnoli, ao apresentar o seu novo disco Ímpar 60, em São Paulo, no Blue Note. Outros famosos marcaram presença como a maranhense Thaynara OG, Bela Gil e Bárbara Paz.

O álbum foi concebido como um presente de aniversário pelos 60 anos do pai. As 11 faixas são canções de Orlando aliadas à essência de Antônia.

Thaynara OG recebendo o carinho da atriz Glória Pires que, juntamente com Orlando, tem uma propriedade em Barreirinhas

Liquida Bazar

Uma grande ação de mercado vai movimentar mais uma vez o comércio dos quatro municípios que integram a região metropolitana da Grande São Luís.

Com descontos de até 70% em, aproximadamente, mil lojas de varejo e serviços, inicia na próxima semana mais uma edição do Liquida Bazar.

A ação é organizada pelo Sebrae com apoio de parceiros institucionais e também vai acontecer em mais 31 municípios maranhenses no período de 29 de agosto a 3 de setembro.

Em São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, os empreendimentos que participarão do Liquida Bazar estão sendo cadastrados pela regional do Sebrae em São Luís.

Título virtual

Lançado em 2018, o e-Título é o aplicativo da Justiça Eleitoral que substitui no dia das eleições o tradicional título de eleitor impresso.

O documento eletrônico pode ser baixado em qualquer plataforma para uso no celular ou no tablet, oferece diversas facilidades e permite o acesso rápido a informações eleitorais.

Além de fornecer a via digital do título de eleitor, o e-Título serve para gerar certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, emitir e pagar multas, consultar o local de votação, justificar a ausência às urnas e se inscrever como mesário voluntário, entre outros serviços, eliminando a necessidade de se dirigir a um cartório eleitoral.

Título virtual...2

Para utilizar o e-Título, o eleitor deve inserir o número do título ou do CPF, seu nome, nome da mãe e do pai e data de nascimento. Depois, é só seguir os passos indicados.

O eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico terá uma fotografia na sua versão do e-Título, facilitando a identificação na hora do voto.

Aumento de casos

A Secretaria de Estado apontou que o Maranhão registrou um aumento de 440% nos casos de zika, dengue e chikunguya durante os primeiros oito meses de 2022.

De  acordo com a SES, de janeiro a agosto deste ano foram contabilizados 4925 casos confirmados, somando todas as doenças, enquanto em 2021 foram 841 casos.

Segundo os dados, só este ano já ocorreram seis mortes por zika e chikungunya. O setor de epidemiologia e controle de doenças da SES alerta para os riscos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

As autoridades recomendam um esforço coletivo para combater a proliferação, com medidas que evitem a disseminação de larvas do agente transmissor da dengue, como a manutenção de água parada nas residências e o descarte irregular de lixo.

Mapas e mídias

Terminou ontem o prazo para os partidos, federações e coligações indicarem as pessoas autorizadas a entregar os mapas e as mídias da propaganda eleitoral gratuita ao grupo de emissoras ou à emissora responsável pela geração do sinal para veiculação do material.

O prazo está previsto em Resolução do Tribunal Superior Eleitoral. A norma estabelece ainda o prazo mínimo de 24 horas de antecedência para informar eventuais substituições na lista de autorizados.

Estão dispensados do credenciamento os presidentes das legendas, os vice-presidentes e os delegados credenciados, desde que apresentem a respectiva certidão obtida no site do TSE.

Continua após a publicidade..

DE RELANCE

Carta aos candidatos

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) preparou uma carta aos candidatos à Presidência da República e à sociedade.

Com o título ‘Desenvolvimento Sustentável com Equidade, Saúde e Democracia’, o documento, segundo a instituição, foi elaborado para contribuir com o debate eleitoral a partir de dez diretrizes que sintetizam um conjunto de propostas para campos diretamente relacionados à saúde dos brasileiros e ao desenvolvimento do país.

De acordo com a Fiocruz, a carta, que será encaminhada aos coordenadores de campanhas de todos os candidatos à Presidência da República, tem entre as propostas o alerta para a necessidade de aumento progressivo do investimento público em saúde para chegar a 7% do PIB nos próximos oito anos e a 2% do PIB em ciência, tecnologia e inovação em quatro anos.

Imposto de Renda

O contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até o fim de maio poderá acertar as contas com o Leão. A Receita Federal liberou a consulta ao quarto dos cinco lotes de restituição de 2022. O lote também contempla restituições de anos anteriores.

No próximo dia 31, a Receita depositará R$ 6 bilhões a 4.462.564 contribuintes. Desse total, R$ 265.909.045,61 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 7.855 idosos acima de 80 anos, 60.575 entre 60 e 79 anos, 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O restante do lote será destinado a 4.362.766 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 30 de maio deste ano. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet.

Varíola dos macacos

O Ministério da Saúde protocolou junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de análise da vacina para a prevenção da varíola dos macacos com a dispensa de registro.

Segundo a Anvisa, serão consideradas as diretrizes regulatórias estabelecidas na Resolução da Diretoria Colegiada e o fato de a Vacina Vírus Ankara Modificado ter sido avaliada por autoridades reguladoras estrangeiras equivalentes à Anvisa.

Além disso, a análise confirmará se as características essenciais da vacina são as mesmas aprovadas pela AREE.

A avaliação passará, também, pela Comissão Técnica da Emergência Monkeypox, criada pela Anvisa. A decisão final será deliberada pela Diretoria Colegiada da Agência.

Sobre negócios

Novas turmas de pós-graduação serão abertas na Faculdade de Negócios Faene a partir desta quinta-feira, com a disciplina de Estratégia, ministrada pelo professor doutor Anderson Myranda, abordando, entre outros assuntos, planejamento, transformação, inovação e todas as estratégias necessários para se ter uma organização competitiva.

As aulas da graduação, por sua vez, serão retomadas na próxima segunda-feira, tanto para os calouros quanto para os veteranos. Já as reuniões para os seminários de orientação para TCC começam no dia 29 e finalizam em 30 de novembro.

Arte Hum Mazzullo

Será hoje, às 17h, na loja Mazzullo, de Maria da Cruz, a abertura da Exposição Arte Hum Mazzullo, promovida pela Galeria Hum.

Estarão expostas telas dos mais famosos artistas plásticos maranhenses da atualidade além de convidados de outros estados.

É uma oportunidade única de conhecer (e adquirir) obras belíssimas.

TRIVIAL VARIADO

A Casa de Arte Barrica, localizada no bairro Madre Deus, realizou ontem a oficina recreativa cultural “Ciclos Festivos Maranhenses”. O evento ocorreu como parte integrante da programação do projeto “36 Anos-Luz de Estradas, Estrelas e Encantarias”. Houve palestra, recreação artística e a exposição “Ponto de Luz”.

A Justiça Eleitoral brasileira recebeu cerca de 28,6 mil pedidos de registro de candidaturas aos mandatos em disputa nas eleições deste ano. Dentre os pedidos, quase 1,4 mil foram julgados pela Justiça Eleitoral até ontem - cerca de 5% do total.

Dos pedidos julgados até aqui, apenas 18 foram rejeitados. Também há 190 casos de candidatos que haviam se registrado, mas já renunciaram à disputa. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Maranhão, ainda não há registros de concorrentes julgados.

Em tempo: os partidos puderam registrar candidatos até o dia 16 de agosto. Até 2 de setembro, ainda é permitido que as direções dos partidos preencham as vagas remanescentes para deputado estadual, federal e distrital, nos casos em que as convenções não indicaram o número máximo de representantes.

Pelo calendário eleitoral, a Justiça deve julgar todos os pedidos de registros de candidaturas até 20 dias antes das eleições, isto é, até 12 de setembro. Caso alguma candidatura não seja avaliada neste prazo, poderá ser julgada posteriormente.

Cada vez que uma candidatura é registrada, os dados e documentos do candidato ou candidata são individualmente analisados. Para ter a candidatura deferida, o postulante precisa cumprir todas as condições de elegibilidade (como idade mínima para disputar o cargo, domicílio eleitoral e filiação partidária) e não ter contra si nenhuma condição de inelegibilidade (caso da Lei da Ficha Limpa).

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.