COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

40 anos sem a cantora Elis Regina

Leia também: Cabana do Sol entre os melhores endereços gastronômicos de São Luís e a posse de Ana Paula Lobato na Prefeitura de Pinheiro.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h34
Elis Regina, um das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos morreu há exatos 40 anos

Nesta quarta-feira, completam-se 40 anos da morte de Elis Regina, mas a cantora segue viva como uma das maiores vozes da música brasileira e uma grande influência para outras artistas.

Era uma voz do tamanho do planeta que saía da boca daquela cantora de 1,53cm. Era técnica, era coração. Para muitos, a maior cantora do Brasil.

Elis Regina partiu aos 36 anos em 19 de janeiro de 1982.

Muitas de suas virtudes são referências para as gerações posteriores de artistas, tanto pelo que apresentava no palco quanto pelo profissionalismo com que encarava a carreira. Vai ser muito difícil aparecer uma outra cantora como ela, juntando tantas qualidades: uma voz cristalina, firme e popular. Ao mesmo tempo, com muita técnica. Não mastigava palavras, tinha uma dicção perfeita.

Elis pode ter partido há 40 anos, mas ainda vive.

Lembrança de Elis em São Luís

Lembro como se fosse hoje da última vez que estive com Elis Regina em São Luís. Ela veio a esta Capital apenas para rever a cidade e os amigos que aqui conquistou.

A artista ficou hospedada num antigo casarão da Avenida Pedro II, casa do empresário Carlos Alberto Moraes Correia.

No velho sobrado com vista para a baía de São Marcos, fizemos, durante a sua presença entre nós, várias serestas para animar a artista que, no momento, passava por uma crise existencial.

Lembrança do último encontro em São Paulo

Meses depois da convivência com Elis Regina em São Luís, reencontrei a diva em São Paulo. E ela me convidou para ver seu espetáculo “Falso Brilhante”, encenado entre dezembro de 1975 e fevereiro de 1977 no Teatro Bandeirantes.

Com esse show, que mesclava música, teatro e certa atmosfera circense, a Pimentinha cantava a trajetória de um artista rumo à fama; suas aventuras, desventuras, sofrimento e amadurecimento.

Essa narrativa, que por vezes se confundia com a da própria Elis – e qualquer semelhança não seria apenas mera coincidência – não se furtava a fazer críticas veladas ao regime militar, que felizmente escaparam ao crivo da censura.

Até hoje, guardo aquele momento como uma sinfonia que ficou na minha memória para sempre.

Itaú homenageia 40 anos sem Elis

Nesta quarta-feira, quando se completam quatro décadas da morte da cantora Elis Regina, o portal Itaú Cultural publica um material especial compartilhando com o público um amplo conteúdo sobre a trajetória da artista gaúcha.

Além disso, mergulha nos caminhos que conduziram os jornalistas Danilo Casaletti e Renato Vieira ao projeto “Elis, essa saudade…”.

As 16 canções interpretadas por ela, presentes nessa coletânea, lançada em formato físico e digital, são comentadas por Casaletti, faixa a faixa.

O público também pode conhecer mais sobre Elis no extenso verbete disponível na Enciclopédia Itaú Cultural.

Júlia Cadilhe (estudante de Medicina) com os pais Jackeline e Ivaldeci de Mendonça Junior no jantar de terça-feira do restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol

Cabana do Sol é sempre um restaurante nota 10

O advogado Ivaldeci de Mendonça Júnior considera o restaurante Cabana do Sol, de Reges e Socorro Fialho, um dos melhores endereços gastronômicos desta Capital.

E não perde uma oportunidade de incursionar no local, que é sempre um dos mais concorridos da Capital, graças à comida excelente e ao serviço correto comandado pelo gerente Araújo e o maître Alcionor.

Na noite de terça-feira (18), ele pontificava no local com a esposa Jackeline e a filha Julia Cadilhe.

O Deputado Othelino Neto ao lado da esposa Ana Paula Lobato, primeira mulher a assumir a Prefeitura de Pinheiros (MA)

Othelino na posse da esposa

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, prestigiou a cerimônia de posse da enfermeira Ana Paula Lobato, sua esposa, no cargo de prefeita do município de Pinheiro.

O ato histórico, por marcar a posse da primeira mulher prefeita daquele município, reuniu diversas autoridades na Câmara Municipal. Em seu discurso, Ana Paula afirmou que dará continuidade ao trabalho em andamento, sempre em consonância com o Poder Legislativo.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Pinheiro, Elizeu de Tantan, que ressaltou a relação harmoniosa com a prefeitura.

Aniversário do Museu do Reggae

O Museu do Reggae do Maranhão completou quatro anos. E para comemorar, todos os dias, até sexta-feira 21, haverá roda de conversa, bate-papo com temáticas variadas e convidados especiais em São Luís.

A programação será aberta ao público, mas a lotação está condicionada a 40 pessoas, em observância aos cuidados e prevenção contra a Covid-19 e ao vírus da influenza.

Todos os dias, a agenda começará às 18h30 e se estenderá até 21h.

Músicos, intérpretes, DJs e pessoas que fazem parte da cadeia produtiva do reggae conversam, trocam experiências e mostram sua arte ao vivo.

Bombeiros e sinal de alerta

O Corpo de Bombeiros divulgou que acompanha 31 cidades com registros de alerta ou que já contabilizam prejuízos causados pelas chuvas intensas no Maranhão.

A Defesa Civil Estadual informou que 1356 famílias estão desabrigadas e desalojadas em todo o estado.

Continua após a publicidade..

Os municípios de Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano, Formosa da Serra Negra, Imperatriz, Vila Nova dos Martírios, Fortuna, São Luís Gonzaga, Parnarama, Buriti Bravo, São Roberto, Lagoa Grande e São Pedro da Água Branca já decretaram situação de emergência.

DE RELANCE

Simpósio acadêmico

A Universidade Federal do Maranhão promove a terceira edição do Simpósio de Internacionalização Acadêmica, cuja programação se estenderá até o dia 20 de janeiro, por meio do Google Meet.

A cerimônia de abertura foi marcada pela palestra “Os caminhos da internacionalização para a formação acadêmica e profissional da Universidade Federal do Maranhão”, proferida pela professora Heloísa Candida Hollnagel, da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo.

A proposta para essa edição é debater, junto à comunidade acadêmica, diferentes aspectos vinculados à internacionalização do ensino superior e divulgar a iniciação de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação da instituição.

População apoia vacina

A vacinação infantil contra Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos tem o apoio de 79% da população brasileira, conforme pesquisa do Instituto Datafolha.

A questão foi respondida por pessoas com 16 anos ou mais e a porcentagem equivale a 132,5 milhões de cidadãos. O estudo, feito entre os dias 12 e 13 de janeiro, foi respondido por 2.023 pessoas em todos os estados brasileiros.

Ao todo, aqueles que concordam com a vacinação dessa faixa etária correspondem a 83% das mulheres e 75% dos homens. O perfil dos participantes da pesquisa que são contrários à medida está concentrado, principalmente, entre 35 e 44 anos de idade, com ensino médio completo e entre os mais ricos.

A Websérie Rota do Riso estreia hoje

O Grupo Pão com Ovo lançará o primeiro episódio da sua websérie Rota do Riso nesta quarta-feira, pelo YouTube, no canal Pão com Ovo Oficial.

A série mostra a viagem de Clarisse e Dijé para comemorar os anos de amizade das duas amigas por cidades do Maranhão. Nesse projeto, a dupla combina humor – a marca do Pão com Ovo – com informações para mostrar a riqueza do Maranhão com objetivo de incentivar e valorizar esses municípios. Cada episódio mostrará uma cidade visitada.

A série é dirigida por Bruno Magno, que também assina o roteiro em parceria com César Boaes. E a realização é da Santa Ignorância Cia de Arte.

Saldo positivo apesar do lockdown

O saldo positivo da economia brasileira, mesmo levando-se em conta os malefícios causados pela desastrada gestão da pandemia por governadores e prefeitos, como determinado pelo STF, deixou claro que, não fosse a posição firme do Governo Federal contra o lockdown e questionando o “fique em casa, que a economia a gente vê depois”, os resultados seriam piores, tal como ocorre inclusive em países vizinhos, nos Estados Unidos e na Europa.

Mesmo com as medidas de lockdown, obrigando a todos ficarem em casa, o Brasil terminou 2021 com um saldo de 3 milhões de novos empregos criados com carteira assinada.

2020 ainda não acabou

Alguém há de comprovar que 2020 ainda não acabou. Estão aí, em janeiro de 2022, as notícias que parecem copiadas de outros momentos do primeiro ano da pandemia e a farta coleção de memes que tentam, pelo menos, fazer graça da nossa incredulidade.

Mudou a protagonista – agora é a variante Ômicron –, mas o enredo segue semelhante ao das temporadas anteriores.

Desafio da fuga de cérebros

Dados da Hayman-Woodward, consultoria especializada em mobilidade global indicam que 30% das emigrações do Brasil para o Exterior são de pessoas da Região Sul, que representam um terço do movimento, liderado, em sua maioria, por profissionais de áreas como tecnologia e construção civil.

Os principais destinos são EUA, Portugal, e Canadá.

Conter a fuga de cérebros é um baita desafio.

O exemplo negativo de Djokovic

A novela envolvendo o antivacina número 1 do mundo, Novak Djokovic, que foi deportado da Austrália depois de ter seu visto cancelado, não é apenas um papelão.

Ídolos lidam com o imaginário de multidões, deveriam ser exemplos para crianças e adolescentes, movimentam milhões em dinheiro de patrocinadores que, cada vez mais, não querem ter suas marcas associadas a ideias tóxicas, ideologias negativistas ou Covid-19.

Para escrever na pedra:

“A liberdade é o conceito de fazer o que as leis permitem”. De Montesquieu (1689 - 1755), político, filósofo e escritor francês, cujo nascimento completou ontem 333 anos.

TRIVIAL VARIADO

Para alguns, janeiro ainda é mês de férias. Para outros, por conta da pandemia, é momento de isolamento em casa. Mas para todos, a dica é tentar relaxar e desestressar com uma boa programação cinematográfica. Aliás, a sétima arte tem esse poder de nos tirar do cotidiano e nos transportar para outros mundos, promovendo, de fato, momentos de puro relax.

No assunto: para quem é usuário da TVN, a dica é aproveitar que o Telecine está com o especial Mês das Franquias. Até o dia 31 de janeiro, diariamente nos diversos canais Telecine, há exibição de franquias cinematográficas com as sagas favoritas dos espectadores.

Tem mais: entre os diversos títulos em cartaz no Telecine, opções como Trolls 1 e 2 (Telecine Pipoca); vários filmes da franquia do espião 007 como O Amanhã Nunca Morre, Cassino Royale, 007 Contra Golden Eye etc... assim como Jogos Mortais e de Velozes e Furiosos (Telecine Action).

Você sabia que o azeite de oliva é o segundo produto mais fraudado do Brasil, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atrás apenas do pescado?

No assunto: a fraude mais comum é a mistura de óleo de soja com corantes e aromatizantes artificiais. Também são encontrados casos de azeite de oliva refinado vendido como azeite extravirgem.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.