COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Tranquilidade na Ilha de Curupu

E mais: Grande Gala de Outubro

PH

Na ilha de Curupu, no litoral maranhense, o ex-presidente José Sarney e Dona Marly curtindo a tranquilidade de sua casa naquele paraíso

Grande Gala de Outubro

Não custa repetir: esta é a semana que antecede a realização do baile que irá celebrar os 55 anos de colunismo social deste Repórter PH nos salões do Blue Tree Towers Hotel São Luís, no Calhau.

O evento, só para convidados do Grupo Mirante, será realizado a partir das 21h do dia 25 de outubro.

Teresa Martins está lembrando aos convidados que eles têm apenas esta semana para a confirmação de presença e garantir o seu lugar no maior evento social deste fim de ano em São Luís.

O Jubileu de Ametista de Colunismo do PH é um evento assinado pelo Grupo Mirante e deverá reunir o creme do creme da sociedade maranhense e também muita gente jovem na pista de dança, além de convidados de todo o Brasil.

Tudo indica que será uma noite para entrar para os anais dos grandes acontecimentos sociais dos últimos tempos em São Luís.

Cenário para o Maranhão

No estudo realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Nacional) para o período de 2017-2020, o Maranhão tinha uma demanda de qualificação de 145 mil trabalhadores em profissões industriais.

O Mapa do Trabalho Industrial lançado recentemente pelo Observatório Nacional da Indústria projeta um cenário para o Maranhão para o período entre 2025 e 2027 com demanda de 155 mil trabalhadores, tanto em formações de nível inicial quanto de treinamento e desenvolvimento.

A pesquisa prevê para o estado a necessidade de formação profissional inicial para 26.895 pessoas e treinamento e desenvolvimento (T&D) para 128.787 trabalhadores, totalizando mais de 155 mil pessoas trabalhadoras qualificadas.

Essa demanda reflete a necessidade de qualificação para preencher novas vagas, ocupar funções diferentes e substituir profissionais que deixam o mercado de trabalho.

Cenário para o Maranhão...2

A Projeção do Emprego Formal Industrial no Brasil, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial, prevê um saldo superior a 609 mil postos de trabalho de 2025 a 2027. O maior crescimento será observado entre os trabalhadores com nível de escolaridade superior e a área de Logística e Transporte será a que empregará mais pessoas e sozinha demandará por 24% das formações.

No contexto nacional, as regiões Sul e Sudeste concentram 72% das formações profissionais industriais futuras.

 No total, mais de 14 milhões de pessoas deverão completar alguma formação industrial nos próximos anos, sendo 2,2 milhões em formação inicial e 11,8 milhões em T&D. Treinamento e Desenvolvimento engloba ações para promover a saúde e a segurança dos trabalhadores, bem como o desenvolvimento de hard e soft skills, indo além da formação inicial.

As áreas industriais que mais demandarão por formação em todo o Brasil serão Logística e Transporte, Construção, Operação Industrial, Metalmecânica, Manutenção e reparo, Alimentos e Bebidas, Tecnologia da Informação e Tecnologia e engenharia.

Já no Maranhão, de acordo com dados do SENAI-MA, as áreas de maior procura são Tecnologia da Informação, Construção Civil, Energia GTD, Metalmecânica-Mecânica, Energia Renováveis e Automação e Mecatrônica.

Nos últimos cinco anos, o Maranhão registrou um crescimento de 16,8% no total de pessoas ocupadas, incluindo postos informais e autônomos.

 Uso de celulares

Desafiadora para professores em todo o país, a presença de celulares em sala de aula é alvo de propostas legislativas que não prosperaram no Congresso Nacional ao longo dos anos.

Isso pode mudar em breve: um projeto de lei (PL) que propõe restrições e até a proibição do uso dos aparelhos eletrônicos por estudantes da Educação Básica ganha força na Câmara dos Deputados.

Em paralelo, o Ministério da Educação (MEC) avalia o encaminhamento de um texto próprio sobre o assunto.

Uso de celulares...2

Conheça as principais mudanças propostas: Proibição do uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante a aula, o recreio ou os intervalos entre as aulas para todas as etapas da Educação Básica, com exceção de uso pedagógico ou didático orientado pelo professor; Proibição do porte de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais por alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Para fins de acessibilidade, o uso desses aparelhos seguiria permitido.

Uso de celulares...3

A proposta que tramita na Câmara é o PL 104/2015, de autoria do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS), que foi tema da última reunião da Comissão de Educação da Casa, na semana passada. Nela, foram incorporados outros projetos de lei que versam sobre o mesmo assunto.

Durante a reunião, o deputado federal Diego Garcia (REP/PR), relator do PL, fez um resumo de seu relatório, no qual propôs a aprovação do texto pela comissão. Ele apresentou um texto substitutivo que incorporasse o PL 104/2015 e as outras propostas ligadas a esse tema que tramitavam na Casa. Também foi aprovado um requerimento para a realização de audiência pública sobre o uso de celulares em escolas, ainda sem data.

A previsão é de que o PL seja votado pela Comissão de Educação na próxima reunião deliberativa.

Sabe-se que o governo federal trabalha no assunto, mas não tem uma data confirmada para anúncio de medidas a respeito. _

Segundo turno

Os eleitores dos 52 municípios que terão segundo turno devem fazer a justificativa de ausência na votação se não puderem comparecer ao pleito, que será realizado no dia 27 de outubro. Assim como ocorreu no primeiro turno, não há possibilidade de voto em trânsito.

Pelas regras eleitorais, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral deve justificar ausência na votação. O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno, que conta como uma eleição. Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo. 

Segundo turno 2

Quem não votou no primeiro turno tem até 5 de dezembro de 2024 para justificar. Para o eleitor que não vai votar no segundo turno, o prazo de justificativa vai até 7 de janeiro de 2025.

No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo E-título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia do pleito.  Pódio maranhense

O jovem piloto maranhense Matias Dominguez, de 10 anos, segue escrevendo sua história no cenário nacional do automobilismo. Em sua estreia em uma nova categoria de kart, Matias se consagrou vice-campeão brasileiro da vategoria Cadete. 

Conhecido pela sua habilidade e determinação, ele, que foi campeão da categoria Mirim em 2023, está colecionando pódios para o Maranhão no kart brasileiro.

A segunda conquista brasileira de Matias veio no último sábado (12), depois de uma bela campanha em quatro provas disputadas no Kartódromo Speed Park, em Birigui, a cerca de 500 quilômetros de São Paulo.

Tributo a Renato Russo

O mês de outubro é  marcado por várias homenagens ao cantor Renato Russo que, este ano, completa 28 anos de falecimento. Renato Russo e a Legião Urbana são responsáveis por tempos áureos do Rock Pop Brazuca, nos anos 80 e 90.

Em São Luís, o The Rock Pub, no Vinhais, será palco, neste sábado (19), do Tributo a Renato Russo, com um show completo da banda Legião Urbana Cover, além do melhor do rock brazuca, dance e pop dos anos 80 e 90, com os DJs Claudinho Polary e Glaydson Botelho.

Continua após a publicidade..

Dona Marly Sarney com duas bisnetas comemorando na ilha de Curupu o Dia das Crianças

De relance

Coppola no Brasil

O cineasta Francis Ford Coppola virá ao Brasil neste mês para participar da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na qual ele promoverá seu novo filme, “Megalópoles”. O anúncio foi feito pela produtora O2 Filmes e pela distribuidora O2 Play, na terça-feira (15).

Diretor de longas como “O Poderoso Chefão” e “Apocalypse Now”, Coppola se apresentará na Mostra entre os dias 27 e 31 de outubro.

Estrelado por Adam Driver (da nova trilogia de “Star Wars”), “Megalópolis” mostra o embate entre um prefeito de Nova Roma e um artista que sonha com um futuro utópico. Autofinanciado por Coppola, o filme teve sua estreia mundial no Festival de Cannes deste ano, no qual disputou a Palma de Ouro, mas foi recebido de forma pouco amigável.

Maranhense fora da lista do STJ

Na relação a que Ney Bello Filho concorria pelo TRF1, foram incluídos os desembargadores federais Carlos Augusto Pires Brandão e Daniele Maranhão Costa, ambos do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), e Marisa Ferreira dos Santos, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

Apesar de pressão nos bastidores, os nomes preferidos pelo Palácio do Planalto e pelos ministros Gilmar Mendes e Flávio Dino – Rogério Favreto e o maranhense Ney Bello Filho, respectivamente – ficaram de fora das duas listas tríplices formadas para a indicação a duas vagas em aberto no Tribunal Superior de Justiça.

A votação, realizada em um sistema eletrônico, mostrou que antigos grupos de influência na corte já não têm o mesmo poder.

Sesc Mesa Brasil

Está sendo celebrado hoje (16) o Dia Mundial da Alimentação, com o tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”, assinalado em paralelo com o 79.º aniversário da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO).

As comemorações integram diversos eventos para promover a consciencialização mundial sobre a fome, destacando a alimentação como um direito humano e estimulando ações para o futuro da alimentação, das pessoas e do planeta.

O Sesc Mesa Brasil apoia essa causa e ao longo do mês vai realizar um conjunto de ações relacionadas com a nutrição e a alimentação.

Hoje, no Auditório Sesc Turismo, a Profª Drª Mahedy Passos faz palestra sobre Biodiversidade x Segurança Alimentar

Sesc Mesa Brasil...2

Em 2024 o Dia Mundial da Alimentação tem como tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”, sendo assinalado em paralelo com o 79.º aniversário da FAO.

A FAO organiza um conjunto de eventos e iniciativas, relacionadas com a nutrição e a alimentação, integrando a participação de um vasto conjunto de países.

No Maranhão, o Sesc Mesa Brasil realiza, todos os anos, programação alinhada a temática da FAO com palestras atendimento às mais de 26 mil pessoas beneficiadas em 112 entidades sociais cadastradas na capital, em São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, em Itapecuru-Mirim, Caxias e Aldeias Altas.

Há 20 anos o Sesc Mesa Brasil atua na causa contra a fome de forma constante para manter e buscar o crescimento da rede de doadores levando informações sobre segurança alimentar e responsabilidade social. Missão que não cessou nem durante a pandemia.

 Prêmio Periferia Viva

Foi divulgado, no Diário Oficial da União, o resultado final da segunda edição do Prêmio Periferia Viva. No total, 178 iniciativas foram selecionadas entre, aproximadamente, 2 mil projetos inscritos. Com o tema “Periferia Viva é Periferia Sem Risco”, a premiação organizada pelo Ministério das Cidades traz a reflexão sobre a urgência das crises climáticas e a importância das ações que minimizam os riscos socioambientais. 

 Prêmio Periferia Viva 2

A região Sudeste teve o maior número de propostas selecionadas (77), seguida Nordeste (57), Norte (25), Sul (11) e Centro-Oeste (oito). O prêmio tem três eixos temáticos. No eixo Iniciativas Populares, 150 projetos irão ser premiados com R$ 50 mil cada. No eixo Iniciativas de Assessoria Técnica, serão 25 agraciadas com prêmios de R$ 30 mil cada; e três no eixo Iniciativas de Entes Públicos Governamentais serão homenageadas com troféus.

Sertanejo no Beira Dumar

Os cantores sertanejos César Martins, Vini Quixaba, Ellen Oliveira e Vittor Munins desembarcam no Casarão Beira Dumar na noite da próxima sexta-feira (18) para a festa ‘O Sertão Vira Mar’, primeira balada sertaneja do novo espaço musical localizado no Centro Histórico de São Luís, com entrada pela Praça Gonçalves Dias e vista para a Baía de São Marcos e o Rio Anil. A programação começa às 19h. 

Sobre tricologia

Dermatologista com especialidade em tricologia é uma das novidades da Clínica Idiagnóstica, com unidades no Centro e Cidade Operária. É para quem tem problemas capilares, como queda de cabelo, fios enfraquecidos e doenças do couro cabeludo, que podem impactar a autoestima e o bem-estar. A clínica oferece diagnósticos precisos e tratamentos personalizados.

Para escrever na pedra:

“É preciso se embriagar da escrita para que a realidade não o destrua”. De Ray Bradbury. 

O Rio Poty Hotel & Resort está recebendo as delegações dos países Uruguai, Angola, Argentina e Brasil para a "Copa de Seleções Vozes da Amazônia". O evento tem viés social, e toda a arrecadação dos ingressos será doada para entidades sociais daqui de São Luís. Na foto, o goleiro Sidão (ex-São Paulo FC), o maitre do Rio Poty, Jorge Galvão, o lateral Maicon (ex Inter de Milão) e o Chef do Rio Poty, Marcelo Silva

Trivial variado

Dinheiro esquecido - o prazo para sacar os valores em bancos e instituições financeiras termina hoje. O que não for sacado vai para o Tesouro Nacional.

Medicina - Em números absolutos, São Paulo registra a maior quantidade de médicos do Brasil, com 166 mil profissionais registrados.

Tome nota: segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), neste ano, a pecuária pode atingir participação recorde no PIB do agronegócio brasileiro.

A equipe econômica levará um conjunto de medidas de corte de gastos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva logo após o segundo turno das eleições municipais, segundo a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. 

Em tempo: a ministra se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para definir as medidas a serem sugeridas.

O 4º Encontro Estadual de Educação Empreendedora, organizado pelo Sebrae, aconteceu na última terça-feira (15), com a participação de cerca de 1300 professores e gestores educacionais de todo o estado, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

O governo do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) firmaram acordo para a execução do Programa Rio Clima II, que vai desenvolver ações de combate aos impactos das mudanças climáticas. A duração do projeto, que terá aporte de R$ 4 milhões, é de dois anos.

Relatório da organização não governamental (ONG) World Wide Fund for Nature (WWF) alerta para o "declínio catastrófico" de 73%, nos últimos 50 anos, do tamanho médio das populações de vida selvagem. 

No assunto: só a América Latina e Caribe viram cair 95% dessas populações. A organização de preservação da natureza adverte que os próximos cinco anos vão determinar o futuro da vida na Terra.



 


 


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.