Manifestação cutural

Tambor de crioula Brinquedo de São Benedito comemora 37 anos com muita tradição e devoção

Associação foi fundada no dia 18 de novembro de 1984

Na Mira

Atualizada em 26/03/2022 às 19h05
(Foto: Divulgação / Assessoria)

SÃO LUÍS - O tambor de crioula Brinquedo de São Benedito, comemora nesta quinta-feira (18), 37 anos de muita irreverência, tradição e devoção. A manifestação cultural do tambor de crioula é uma das principais e mais antigas do folclore popular do Estado do Maranhão. Criado por meio de uma promessa ao santo, o tambor tem sua sede no bairro Bom Jesus, em São Luís.

Leia também:

Tambor de Crioula é revalidado com título de Patrimônio Cultural do Brasil

A Associação foi fundada no dia 18 de novembro de 1984, sob coordenação de Maria da Conceição Fonseca, no qual seu Pai Raimundo Fonseca (já falecido) fez uma promessa de tocar três marchas de tambor para São Benedito, que quando sua filha chegasse à Capital São Luís, tivesse uma casa própria para morar.

Com o cumprimento da promessa, depois de dois anos seu pai veio a falecer. Então para dar continuidade, Camalhete (Falecido Cantador do extinto Boi de São Vicente de Férrer, do sotaque da baixada) deu uma opinião para que Maria da Conceição Fonseca registrasse o Tambor de Crioula que até hoje é conhecido como Brinquedo de São Benedito.

Hoje com mais de três décadas de existência e 30 componentes associados, o grupo anda com um bom visual, divulgando a cultura popular maranhense e suas manifestações folclóricas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.