Cultura maranhense

Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito celebra 39 anos de tradição cultural

A Ladainha em Louvor a São Benedito dará início às comemorações, a partir das 12h00, na Avenida Brasil, Bairro Primavera, Bom Jesus.

Na Mira

Atualizada em 17/11/2023 às 17h37
Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito se destaca na preservação da rica tradição do Tambor. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Neste sábado (18), o Grupo Cultural Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito celebra seus 39 anos de existência e dedicação à preservação da cultura maranhense. A Ladainha em Louvor a São Benedito dará início às comemorações, a partir das 12h, na avenida Brasil, Bairro Primavera, Bom Jesus.

Preservando a Essência Cultural

Fundado em 18 de novembro de 1984 pela visionária Maria da Conceição Fonseca, o Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito se destaca na preservação da rica tradição do Tambor de Crioula, representando com maestria esse patrimônio cultural.

“É uma honra manter viva a tradição do Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito ao longo desses 39 anos. A dedicação de todos os membros é fundamental para que o tambor seja uma referência na preservação dessa tradição tão marcante para o nosso povo. Estamos comprometidos em continuar esse legado cultural e celebrar cada vez mais a riqueza da nossa cultura maranhense.” - Comenta Adriano Andrade, Coordenador do Grupo.

Projetos Reconhecidos

O Grupo foi reconhecido em diversos editais culturais e participou ativamente de festivais de prestígio como Festival Pauta das Artes, Balaio de Sotaques, Festival BR 135 e Crioula Festival. Destaca-se ainda com a realização do Projeto Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão.

Destaques de 2023

O ano de 2023 foi marcado por diversas apresentações de destaque, incluindo participações no carnaval, São João e festivais, bem como a realização do Projeto Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão, com o lançamento de uma websérie de 10 capítulos e do filme “Tambor de Crioula: Resistir para Existir”, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.