13ª Primavera de Museus

Exposição de pinturas naïf entra em cartaz no Convento das Mercês

A Exposição Naïf entra em cartaz a partir de segunda-feira (23).

Na Mira, com informações da Sectur/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
O estilo naïf é caracterizado pela espontaneidade e pela criatividade. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - No final da década de 60, Dileuza Diniz Rodrigues saiu de Humberto de Campos para iniciar uma trajetória que a levaria aos museus de Paris. Dila, como ficou conhecida, se tornou um dos expoentes da pintura naïf do Brasil, junto com outros grandes artistas cujas obras farão parte da Exposição Naïf, no Convento das Mercês, a partir desta segunda-feira (23).

A exposição compõe a programação da 13ª Primavera de Museus da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB). Além de Dila, também, serão expostas obras de pintores famosos como Antônio Poteiro, português radicado no Brasil e considerado um dos mestres da arte naïf no país; cartões da paulista Djanira; e outras pinturas com motivos religiosos e populares, de Fé Córdula, Climério, Nice, Edna de Araraquara e Tadeu de Morungaba.

Leia também:

Museu de Artes Visuais reabre as portas com a exposição "Eco Art"

Biblioteca Pública Benedito Leite abre exposição sobre acessibilidade

Continua após a publicidade..

Aquarelas homenageiam o cangaço e viram exposição

De acordo com o presidente da FMRB e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, a exposição leva para o conhecimento do público obras importantes do acervo da Fundação. “A Primavera de Museus, promovida todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Museus, é a melhor época para renovar a exposição do nosso museu da República, e assim contribuir para que mais pessoas conheçam importantes artistas do Maranhão e do Brasil”, afirmou o presidente.

O estilo naïf surgiu na França e foi assim chamado porque seus autores não seguiam padrões acadêmicos e foram apelidados pelos críticos de “ingênuos” (naïf, em francês). É caracterizado pela espontaneidade e pela criatividade, podendo sofrer influência de várias escolas artísticas mas sem apresentar nenhum estilo definido, aproximando-se assim da pintura infantil ou popular. Nos quadros que compõe a Exposição Naïf predominam o colorido e o retrato de figuras religiosas, paisagens e cotidiano do campo.

A Exposição Naïf entra em cartaz no museu da República, no Convento das Mercês, a partir de segunda-feira (23), por tempo indeterminado. O museu funciona às segundas, das 13h às 17h; de terça a sexta, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h.

SERVIÇO
O quê: Exposição Naïf (13ª Primavera de Museus).
Quando: A partir de segunda-feira (23).
Onde: Convento das Mercês, Rua da Palma, 502, Desterro – São Luís/MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.