Troca de Ideia

Documentário sobre o Reggae no MA será exibido na Jamaica

Gravado há 20 anos em São Luís do Maranhão — cidade conhecida mundialmente como a “Jamaica Brasileira” — ganha nova vida e projeção internacional. A obra, dirigida por Gleyser Penha Azevedo, será exibida pela primeira vez na Jamaica durante o Reggae Month

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 10/02/2026 às 23h29

Documentário genuínamente maranhense sobre a história do reggae em São Luís será exibido pela primeira vez na Jamaica no Reggae Month 2026. Gravado há 20 anos em São Luís do Maranhão — cidade conhecida mundialmente como a “Jamaica Brasileira” — ganha nova vida e projeção internacional. A obra, dirigida por Gleyser Penha Azevedo, será exibida pela primeira vez na Jamaica durante o Reggae Month 2026, em evento acadêmico-cultural na University of the West Indies (UWI), em Kingston.

Gleyser Azevedo no quadro Troca de Ideia, no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação

Em entrevista nessa segunda-feira (9/2), no quadro Troca de Ideia, no Plugado, na Mirante FM, Gleyser Azevedo falou da alegria e reconhecimento do seu trabalho com o audiovisual. Segundo ele, o reggae é uma vertente musical que sempre teve admiração.

"Como maranhense, nascido na Jamaica Brasileira ou Capital Brasileira do Reggae, não tinha como ter afinidade com este ritmo jamaicano que contagiou a todos nós e se tornou uma identidade cultural maranhense. E dirigi este documentário que conta a história do reggae com pessoas que protagonizam a cena, como Serralheiro, DJ, colecionador e dono de radiola, assim como Ademar Danilo, Dj e profundo pesquisador do reggae, é uma experiência valiosa. E vamos lá este trabalho para ser exibido na Jamaica, apresentar um movimento que existe em São Luís há decadas, oriundos dos guetos da cidade, como resistência e identidade cultural", destaca.

A exibição do documentário "Jamaica Brasileira" integra a programação oficial Conexão Brasil–Jamaica, realizada pela Embaixada do Brasil em Kingston, e destaca as raízes históricas, sociais e musicais que unem o Maranhão à cultura reggae jamaicana.

O filme passa atualmente por um processo completo de restauração audiovisual com uso de inteligência artificial, respeitando sua identidade original, para marcar os 20 anos de sua produção.

O DJ, pesquisador e diretor do Museu do Reggae do Maranhão, Ademar Danilo, personagem central do documentário, acompanha a exibição e conduz a narrativa simbólica que leva o Maranhão à Jamaica, aprofundando o diálogo cultural entre os dois territórios.

Durante a viagem, também terá início a gravação da segunda parte do documentário, que registra esse reencontro histórico e amplia a pesquisa sobre as conexões entre Brasil e Jamaica, uma parceria entre a Captura Producões, a D.one Produções e Ademar Danilo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.